sábado, 30 de março de 2013

BRASÍLIA É A 49º CIDADE MAIS VIOLENTA DO MUNDO

Capital do país aparece na lista das 50 cidades mais violentas do mundo, segundo levantamento da ONG mexicana“Seguridad Justicia y Paz”; cidade ocupa o 49º lugar com 29,73 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes; Maceió (AL) e João Pessoa (PB) estão entre as dez mais violentas do mundo em 2012

Brasília figura na lista das 50 cidades mais violentas do mundo. O levantamento foi feito pela Organização Não Governamental (ONG) mexicana “Seguridad Justicia y Paz”. Segundo a entidade, o DF registrou 29,73 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes em 2012. O número coloca a capital do país em 49º no ranking.
Essa posição não é tão ruim quando as comparações são feitas com outras cidades brasileiras. Maceió (AL) e João Pessoa (PB) ficaram entre as dez mais violentas do mundo em 2012, ocupando as sexta e décima posição, respectivamente.
Enquanto a capital alagoana registrou uma taxa de 85,88 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes, a paraibana apresentou taxa de 71,59. Das 50 cidades mais violentas do mundo, 15 são brasileiras, sendo seis na Região Nordeste – além dessas duas, figuram no ranking Fortaleza (CE), na 13ª posição, seguida de Salvador (BA), depois, São Luís (MA), ao amargar o 23° lugar, e o Recife (PE), na 30 ª posição. 
Ainda de acordo com a ONG “Seguridad Justicia y Paz”, a primeira posição em nível global é da cidade de San Pedro Sula, em Honduras, com 169,3 crimes para cada 100 mil habitantes. Em segundo lugar está Acapulco, no México (142,88/100 mil habitantes), e em terceiro Caracas, na Venezuela (118,99).
Em relação aos 15 municípios brasileiros, depois de Maceió e João Pessoa aparecem as cidades de Manaus (AM), na 11ª posição, com taxa de 70,11., Fortaleza, na 13ª colocação, registrou taxa de 66,39 e Salvador, na 14 ª, uma taxa de 65,64. Em seguida, na 16ª, figura Vitória (ES), com 60,40, São Luís (MA), em 23° lugar (50,16).
Ainda segundo a pesquisa, em 26° lugar ficou Belém (PA), com taxa de 48,23 mortes por 100 mil habitantes, enquanto que Cuiabá (MT) ocupou a 28ª (45,28). Depois do Recife, na 30 ª (44,54), veio Goiânia (GO), na 34 ª colocação (42,01), Curitiba (PR), na 42 ª (34,08), Macapá (AP), na 45 ª (32,06), Belo Horizonte (MG), na 48 ª (29,74).
O fato de 15 municípios brasileiros encabeçarem lista significa que o Brasil tem 30% das 50 cidades mais violentas do mundo. Confira aqui (http://www.seguridadjusticiaypaz.org.mx/biblioteca/prensa/finish/5-prensa/163-san-pedro-sula-otra-vez-primer-lugar-mundial-acapulco-el-segundo/0), nas páginas 3,4 e 5 o ranking da pesquisa.

De acordo com o relatório, “as proibições e o desarmamento não detêm os delinquentes violentos que sempre tem forma de obter armas. As proibições só desarmam as pessoas inocentes e as deixam mais desarmadas perante os criminosos”.
A alternativa para a diminuição da violência consiste em dois tipos de ações, conforme a pesquisa: “o crescente e sistemático abatimento da impunidade e fazer que a polícia cumpra com suas tarefas de prevenir e perseguir os delitos, com respeito aos direitos fundamentais dos indivíduos. Isso é o que demonstra a larga experiência universal e o que se tem mostrado eficaz recentemente na Colômbia e no Brasil”, diz o texto.
Brasília
A criminalidade tem assustado a população da capital do país. O sequestro-relâmpago é um dos crimes mais recorrentes. Os homicídios tem mantidos taxas estáveis, mas segundo a Secretataria de Segurança do Distrito Federal, grande parte das vítimas tem antecedentes criminais ou envolvimento com tráfico de drogas. O que, para a polícia, configura acerto de contas, um crime difícil dos policiais impedirem.

Fonte: http://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/97502/Bras%C3%ADlia-%C3%A9-a-49%C2%BA-cidade-mais-violenta-do-mundo.htm

Comento:

Segundo o pesquisador e autor do livro Hinos de todos os países do mundo, Tiago José Berg, em outubro de 2009, o número total de cidades no mundo era de 36.722. Destas, 19 têm mais de 10 milhões de habitantes; 455, mais de 1 milhão; 1.054 ultrapassaram os 500 mil; e 2.851, mais de 150 pessoas.
Ainda segundo a Confederação Nacional dos Municípios ( CNM) o Brasil possui atualmente 5.565 cidades.

Será que está "tudo bem" em se tratando de uma criança só de 53 aninhos, proporcionalmente?

quarta-feira, 27 de março de 2013


Seria esse o momento da criação de uma ASSOCIAÇÃO ÚNICA?


Prezados (as) Senhores(as) Policiais e Bombeiros(as) Militares do DF,

Nos últimos dias temos recebidos muitos emails, telefonemas com assuntos diversos, mas que um tem se destacado. Muitos colegas têm sido enfáticos sobre a criação da tão sonhada ASSOCIAÇÃO ÚNICA DE POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES. Depois de uma conversa reservada com o grupo do NMU chegamos à conclusão que de fato precisamos mudar as estratégias, sob o risco de entrarmos mais um ano sem qualquer perspectiva no que se refere ao alcance do que as categorias almejam.
Muitos foram os pedidos para colocarmos em discussão essa ideia e, como sempre a ponderação foi e sempre será o mecanismo usado pelos interlocutores do NMU para que toque adiante projetos importantes em relação às categorias, pois informar e ouvi-las são prerrogativas a qual não abrimos mão em situação alguma, resolvemos expor esse assunto agora.

No nosso entendimento (NMU), para a criação de uma ASSOCIAÇÃO ÚNICA DE POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES alguns valores precisam ser agregados tais como União, Engajamento, Independência, Luta e Representatividade, sob pena de incorrermos nos mesmos desacertos que tantas outras associações insistem em continuar cometendo. Os erros devem servir de exemplo e também mitigados.

Diante desse contexto sugerimos que essaASSOCIAÇÃO deva estar voltada, exclusivamente, para o policial e o bombeiro militar, principalmente, no quesito representatividade jurídica. As fórmulas de entidades associativas existentes achamos que devem ser postas de lado, como é o caso de oferecimento de cortes de cabelo, caminhões de mudança, assistência à saúde, aquisições de lotes, empréstimos consignados e etc. (o que gera um ônus desnecessária ao contribuinte), devendo abarcar causas mais importantes, mais abrangentes e de cunho coletivo.

Compreendemos que para um trabalho sério e voltado aos interesses da coletividade, o fator organizacional torna-se algo essencial somando-se a outros como a independência política e financeira dessa organização. Portanto, entendemos que não se pode, sob nenhuma ótica, estar ligada a outras entidades representativas, partidos políticos ou políticos, apesar de sabermos que a interação e a política faz parte de qualquer processo de mudanças. O que precisamos entender é que essa nova forma de representação (associação única) deve ser totalmente, independente, pois a subserviência a quem quer que seja, acabaria a colocando no mesmo patamar de outras tantas associações já existentes.

O fator financeiro é outro tema relevante e complexo, pois apesar de ser de suma importância, em alguns casos tende a acabar por corromper valores e pessoas. Por esta razão, cremos que o principal ponto para a instituição de uma ASSOCIAÇÃO ÚNICA DE POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES seria a não remuneração de seus diretores, onde seria prestada apenas uma ajuda de custo a esses quando do desempenho de atividades que atendam a assuntos de interesse das categorias. E quanto às contribuições dos associados elas poderiam ser de forma voluntária e simbólica. Quanto aos valores isso poderia ser definido em assembléia (mecanismo utilizado por associações para tratar de temas diversos) onde esse e outros temas estariam sendo discutidos de forma democrática.

Queremos deixar bem claro que esse assunto está sendo posto em discussão devido à grande insistência dos vários colaboradores que nos procuram e, por conseguinte, seguindo a máxima que somos apenas os interlocutores das categorias e que somente a elas devemos conta, o tornamos público para que os verdadeiros interessados possam dar o seu parecer.

Portanto, em consideração aos vários colegas que nos ligaram e utilizaram dos diversos meios de correspondências, resolvemos colocar uma enquete no blog para que todos opinem e deem suas sugestões, a qual permanecerá por 30 dias (até 27/04/2013).

Peço-vos que utilizem esse tópico tão somente para o assunto em pauta e após a finalização da enquete divulgaremos os resultados.

Respeitosamente,

NOVO MOVIMENTO UNIFICADO – PM/BM

segunda-feira, 25 de março de 2013


" Trabalhadores ... seu poder não está na força de seu voto,mas na sua habilidade de parar a produção”.Voltairine Cleyre (1866-1912)


Estamos desmotivados  e indignados?
Sim estamos e muito, más não podemos estar rendidos, não podemos retroceder, nem darmo-nos por derrotados , esta indignação deve ser o combustível pra mantermo-nos mobilizados e cobrar do Gdf  as melhorias que podem ser dadas aos Policiais e Bombeiros, principalmente aquelas que dependem tão somente da boa vontade do governo local.

As Emendas que dariam um certo alento aos nossos sofrimentos  estavam virando moeda de troca, e somente pequenos  grupos seriam beneficiados por elas.As tais EMENDAS não foram pra frente.

O NMU - Novo Movimento Unificado sempre- deu ênfase a estes 7 ítens que o governo local pode conceder. Podem atenuar um pouco os sofrimentos, e melhorar nossa situação.
Dinheiro tem, autonomia tem, só  falta vontade política.

E vontade política só se manifesta se houver fortes cobranças, por isto não podemos desistir, o governo quer tirar nossas forças e o pouco de esperança que temos, não podemos deixar.

QUEREM NOS DAR CALOTE ELEITORAL !
ESTAMOS SOFRENDO BOOLING .
DEVEMOS MOSTRAR NOSSA FORÇA  E VALOR.

Dia 09/04/2013 , 09:00 - reunião geral dos Pm's - Bm's, podemos e devemos continuar cobrando.
Com ato-manifesto e distribuição de carta à comunidade.

Devemos ser como a água,
flexíveis, determinados, nenhuma barreira consegue pará-la, contorna obstáculos e nunca desiste,
sempre corre para o mar, ninguém pode viver sem ela.
Ninguém pode viver sem o PM e BM.


Não deixe que roubem sua esperança




somos fortes, e necessários.

      Quem com lágrimas semeia, com alegria colherá.



ELIOMAR RODRIGUES
NMU


quarta-feira, 20 de março de 2013


AS EMENDAS VIRARAM ARMAS NA MÃO DO PT.


ESTÃO SENDO USADAS PRA BENEFICIAR GRUPOS ISOLADOS,
E FORTALECER A ALA PETISTA.




   ESSAS EMENDAS  " É CADA MACACO PUXANDO BANANA PRO SEU GALHO "E OS PRAÇAS SENDO USADOS COMO MOEDA.




ALGUMAS ASSOCIAÇÕES QUE JÁ TEM MUITO,
QUEREM MAIS E MAIS.



 ALGUNS  BENEFICIADOS POR EMENDAS ,
E OS PRAÇAS ABANDONADOS.




TEVE ASSOCIAÇÃO QUE FOI DESMASCARADA E  PEGA  
COM A MÃO NA CUMBUCA.




AS ASSOCIAÇÕES TENTARAM TIRAR PROVEITO PARA SEUS GRUPINHOS E FORAM ENGOLIDOS PELO SISTEMA POLÍTICO CORRUPTO.





ELES ACHAM QUE É ISTO QUE MERECEMOS.
 MERECEMOS RESPEITO E DIGNIDADE.
LUTE PRÁ USUFRUIR DOS
SEUS DIREITOS.


INTRESSES PARTICULARES E INCOMPETÊNCIA POLÍTICA, TRANSFORMARAM  A ESPERANÇA DE MILHARES DE POLICIAIS E BOMBEIROS EM DECEPÇÃO.
DE NOVO.

sábado, 16 de março de 2013


    ESSAS EMENDAS  " É CADA MACACO PUXANDO BANANA PRO SEU GALHO "
E OS PRAÇAS SENDO USADOS COMO MOEDA.



NÓS DO NMU ESTAMOS LUTANDO PELO QUE TRARÁ VANTAGENS FINANCEIRAS PRA TODOS, COM ITENS QUE SE O GDF SE QUISER PODE CONCEDER SEM AS MALANDRAGENS POLÍTICAS.

TAMBÉM DEVEMOS LUTAR PELO QUE PODE GERAR BENEFÍCIOS FINANCEIROS 
A CURTO E MÉDIO PRAZO.

O GDF PODE ATENDER , SEM POLITICAGENS E SEM A "BENÇÃO" DA DILMA, alguns itens.
TEM DINHEIRO DO FUNDO CONSTITUCIONAL, NÃO FAZ SE NÃO QUISER :


1- VOLUNTÁRIO : 06 horas, 50 reais a hora, 
2- AUX. FARDAMENTO : valor igual a dos oficiais
3- CAP, CAEP : à distância, aumenta 20% e 30% do soldo
4- BRB : refinanciar dívidas, prestação máxima,1000 reais
5- ANTECIPAÇÃO DO RISCO DE VIDA
6- EXPEDIENTE .  07 : 00h  às  14 : 00h
7- POLÍTICA HABITACIONAL
8- REDUÇÃO DO INTERSTÍCIO

- As emendas que tratam dos auxilio  são tão somente transferindo a responsabilidade de pagamento da União para o GDF e o governo local paga se quiser e quando quiser; 

- Outra situação é o limite de idade acesso  QOPMA , apenas abre precedência para a previdência aumentar a idade de 30 para 35 anos para o policial ir para reserva remunerada.

- A redução de interstício não onera o Estado, mesmo porque já existem dotação orçamentárias para as vagas em aberto;

Diante disso ficam as perguntas:

1- Quem vai pagar os auxílios esse governo ou o outro após 2014?

2-  Vamos ficar na mão da administração para a redução de interstício, reduzindo somente quando achar conveniente?

-3- Aumenta o limite de idade acesso QOPMA e as vagas aonde estão?

Em resumo:
O que temos de mais urgente no momento é a redução do interstício amparado em lei ( fica aqui o recado) .


Companheiros não se iludam. Querem mudanças na PMDF ? 
Então precisamos mudar nossas filosofias e comportamentos, principalmente  nas eleições de 2014.


Ass.: CB 15 anos de serviço pensando em todos !!! 

Postado
ELIOMAR RODRIGUES
NMU


quinta-feira, 14 de março de 2013

NOTA DE ESCLARECIMENTO

NOTA DE ESCLARECIMENTO ÀS CATEGORIAS DE POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES DO DF


Prezados senhores Policiais e Bombeiros Militares do DF,

Pela presente e após uma longa reunião, viemos esclarecer a todos que a partir desta data, oficialmente, a ASPRA/DF não caminha mais com os membros do Novo Movimento Unificado (NMU) e, consequentemente, terá, doravante, apenas responsabilidade na defesa dos interesses de seus associados como entidade civil que é, com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e de utilidade pública, conforme seu estatuto datado de 11 de julho de 1998 preconiza.


Na mesma oportunidade lamentamos também registrar que o nobre Sgt Lusimar Arruda (Jabá) informou-nos de seu desligamento do NMU, pois o mesmo achou por bem trilhar outros caminhos. Que apesar da surpresa, respeitamos a decisão tomada, fazendo votos para que ele tenha sucesso em sua nova caminhada.

É público e notório que, desde o início de nossos trabalhos, procuraríamos ser sempre verdadeiros e transparentes, deixando claro que o N.M.U (Novo Movimento Unificado) é a junção de todos os integrantes das duas categorias de militares do DF, PM’s e BM’s, e que jamais seríamos subservientes a governos, comandos e políticos, reafirmando que só nos reportaríamos às duas categorias e somente a elas daríamos satisfações.


Informamos também que a falta de iniciativas por parte da até então colaboradora, ASPRA-DF, e a constante ineficiência na tomada de ações práticas, trouxe consequências irreparáveis a situações que poderiam ter sido resolvidas com resultados positivos se fossem seguido as recomendações e orientações repassadas pelos membros do NMU, sugestões das categorias e por diversas autoridades, como por exemplo, o protocolo de uma ação de embargo contra a implantação dos novos uniformes da PMDF, e que, erroneamente, foi direcionado ao Ministério Público Militar para “análise e manifestação” e ainda uma outra ação junto a PGDF/TJDFT (Procuradoria Geral do DF e Tribunal de Justiça do DF e Territórios) sobre as 13 promessas não cumpridas por parte do então candidato a governador e seu vice, pedido insistentemente pelas categorias e que até o momento não foi protocolada.

Essas e outras, aliadas ao receio da ASPRA-DF em ter seu código de desconto mensal prejudicado e até mesmo a “possível” extinção da associação por ações do governo e do comando da polícia militar, acabou permitindo que o processo no TCDF seguisse adiante, sem qualquer obstáculo na implantação dos novos uniformes, contrário à vontade da maioria dos integrantes da corporação.

Somando-se a esse fato, em diversas reuniões internas do NMU/ASPRA-DF, deliberações que deveriam ser adotadas, imediatamente, eram sempre proteladas sem a menor explicação aos demais membros do grupo.


O ápice que culminou com a desvinculação do apoio que a ASPRA-DF fazia ao movimento deu-se, recentemente, quando mais uma vez uma ação não foi efetivada e,provavelmente, por interferência interna de membros de sua diretoria, pois não permitiram a impressão dos Informativos aos Policiais e Bombeiros e o Informativo à Sociedade, os deixando quase alheios às verdadeiras razões de nossa mobilização, somando-se a outros fatores que contribuíram com o esvaziamento da reunião geral do último dia 06 de março.

Apesar dos percalços, deixamos os nossos agradecimentos à ASPRA-DF e ao Sgt Jabá no apoio até onde foi possível, onde desejamos que cada qual possa seguir seu caminho, e, por outro lado, os remanescentes do NMU estarão na busca de novas parcerias, onde algumas já estão sendo estudadas, para o andamento dos trabalhos do Movimento pelo qual os seus interlocutores se propuseram a fazer em prol das categorias e, nada mudará até que se consiga sensibilizar o governo do Distrito Federal que temos condições de avançar no processo de melhorias. Algumas entidades civis e pessoas físicas já se ofereceram a contribuir para a continuidade do processo, o que será criteriosamente analisado. E as deliberações tomadas pelas categorias em reunião geral permanecem inalteradas, onde dia 09 de abril estaremos novamente na Praça do Buriti, conforme fora deliberado pelos presentes na reunião passada.

Deixamos claro, mais uma vez, que não somos inimigos de governos e de quaisquer autoridades, mas que exigimos o devido respeito que nossas categorias merecem. E, se entidades ou pessoas buscam nos seus discursos ofensas e falta de respeito aos poderes e autoridades constituídas, nós do N.M.U. não compactuamos com esse tipo de atitude.

Isto posto, reafirmamos com as categorias nosso compromisso de honrá-las e continuar lutando por benefícios justos, e ignoraremos toda e qualquer tentativa de desestabilização do trabalho que estamos procurando fazer, sempre com ética, verdade, transparência e respeito.

As tentativas agressivas não nos atingirão ou nos desmotivarão a seguir em frente, pois nosso compromisso será sempre com todos os senhores policiais e bombeiros militares, pois acreditamos no seu senso crítico para que saibam analisar todo o contexto com a sapiência que lhes é peculiar.

Respeitosamente,

NOVO MOVIMENTO UNIFICADO – N.M.U.

TENENTE POLIGLOTA, SGT EUSVAN (INDIGNADO), SGT RIVAILTON (CBMDF), CB ELIOMAR E SGT ASSIS ARAÚJO.

terça-feira, 12 de março de 2013

O TRISTE RETRATO DE BRASÍLIA



   

VIOLÊNCIA E DESIGUALDADE,

UM RETRATO DE BRASÍLIA



DF refém da violência e do crescimento desordenado

Como o Distrito Federal se tornou um dos lugares mais violentos do Brasil ?
                                                           DF refém da violência

Apesar de ser uma das regiões mais jovens do país, o Distrito Federal tem apresentado uma posição assustadora nas estatísticas sobre a violência no Brasil. 

Uma nova pesquisa que enumerava as dez cidades mais violentas do país, contabilizando o  número de homicídios para cada 100 mil habitantes, o DF apareceu na nona posição, com 28 assassinatos para cada grupo.

As vítimas de latrocínio aumentou assustadoramente no DF
 
As vítimas de latrocínio aumentou assustadoramente no DF

09:05 Flanelinha é suspeito de matar desabrigado a facadas no Parque da Cidade  09:10 Casal é assassinado a tiros dentro de veículo, em avenida da Estrutural  23:30 Violência: polícia investiga homicídios no Gama e na Estrutural 23:25 Dois homens são baleados nesta segunda-feira no Riacho Fundo I 20:38 PM fardado é impedido de entrar armado em agência bancária no Gama 20:14 Carros são roubados e um vigilante é atropelado no estacionamento do TSE 20:10 Policial civil é preso acusado de extorquir e ameaçar mulher de morte no DF  19:40 Polícia registra oito assassinatos entre sábado e domingo no DF

A INSEGURANÇA é resultado do desrespeito aos Profissionais da Seg. Públ., inércia dos parlamentares,  fracionamento do corpo policial.
De uma sociedade que aceita conviver com uma constituição esdrúxula, impunidade, insegurança jurídica, leis brandas, descaso, mazelas do judiciário, negligências do Executivo e desarmonia nos Poderes de Estado, fatores que enfraquecem as leis, desmoralizam a ordem, desacreditam a justiça, prejudicam a paz social, causam traumas e tiram vida e patrimônio das pessoas.



" Três coisas devem empurrar o homem para a luta: a honra, o medo e o interesse próprio".
  Thucydides.



ELIOMAR RODRIGUES
NMU

segunda-feira, 11 de março de 2013

VOCÊ TEM DIREITOS, MÁS DEVE LUTAR PRA TIRÁ-LOS DA MÃO DO USURPADOR


 


“O desafio é fazer avançarem as emendas para as alterações nas carreiras sem criar embaraços ou fatos que possam prejudicar a aprovação dos reajuste” (Dep Policarpo-PT-DF)

Ponto de equilíbrio

Na condição de relator do projeto para os reajustes de militares e membros da polícia civil, o deputado federal Roberto Policarpo (PT) precisa encontrar o ponto de equilíbrio entre os profissionais da área de segurança pública, GDF e Governo Federal. A discussão não está em volta dos valores dos reajustes, mas sim nas emendas que poderão alterar as carreiras sem necessariamente levar para impactos financeiros diretos.

Longe do cobertor

O parlamentar, que também é presidente regional do PT, teve uma bateria de reuniões com representantes de associações e sindicatos vinculados a policiais militares, bombeiros, policiais civis, bem como o coma ndante geral da PM, coronel Suamy Santana, o chefe da Casa Militar, coronel Leão e o deputado distrital Patrício (PT). Em cada prosa, emendas para alterações nas carreiras foram debatidas.


Fonte: Jornal de Brasília – edição digital de 11/03/2013


Segundo informações colhidas na Câmara Federal e divulgado na mídia, existe a possibilidade de amanhã, dia 12/03/2013, ser levado a votação em caráter prioritário o PL 4921/2012.

COMENTO
O Novo Movimento Unificado,  tem cumprido seu papel, e esteve presente na inserção das emendas e tem sindo incansável na tentativa de sensibilizar os parlamentares a "melhorar esta lei dos 15,8%, pois esta não suprias perdas sofridas ao longo de 5 anos sem aumento.
* Deputados e Senadores da Bancada Federal estão empenhados em convencer as Comissões para o aceite das emendas.
* O Novo Movimento Unificado esta fazendo sua parte.
* Faça você também a sua:
- mantenha-se mobilizado,
- vá a reunião geral 09-04-13