segunda-feira, 30 de dezembro de 2013


Vamos para as ruas!

Economist mostra que 65 países têm grandes riscos de protestos em 2014


Brasil está entre os países classificados com 'alto risco' de revoltas populares em 2014

Uma pesquisa da Economist Intelligence Unit (EIU), empresa de análise filiada à revista Economist, indica que 65 de 150 países analisados têm grandes riscos de presenciarem revoltas populares em 2014. Comparado com dados de cinco anos atrás, 19 países foram acrescentados à lista de potenciais barris de pólvora. O Brasil consta nos países de "alto risco", num ranking com cinco categorias que vão de "baixíssimo risco, passando por "baixo risco","risco médio","alto risco" até "altíssimo risco". Nesta última categoria, entre os países latinos, constam Argentina e Bolívia. ...



Um reboliço social, amparado especialmente pela classe média, vem acontecendo em várias regiões do mundo. As razões para os protestos variam. Alguns são respostas diretas às dificuldades econômicas, como na Grécia e na Espanha. Outros são revoltas contra governos opressores, especialmente no Oriente Médio. Um número deles também expressa as aspirações de novas classes médias nos mercados emergentes de rápido crescimento, como na Turquia e no Brasil. Apesar disso, todos compartilham algumas características.

O pano de fundo comum é a crise financeira de 2008 e 2009 e suas consequências. A aflição econômica é quase uma condição necessária para a grave instabilidade social ou política, mas não é suficiente para explicar o que vem acontecendo. O declínio nos rendimentos e a alta taxa de desemprego nem sempre são seguidos por agitação. Só quando o problema econômico é acompanhado por outros elementos de vulnerabilidade é que a agitação se manifesta. Tais fatores incluem grande desigualdade de renda, baixos níveis de provisão social, tensões étnicas e um histórico de distúrbios. De particular importância nos distúrbios dos últimos tempos parece ter sido uma erosão da confiança nos governos e instituições: uma crise da democracia.


A pesquisa revela as regiões que aparecem com risco alto ou muito alto de protestos: 12 dos 18 países do Oriente Médio e do Norte da África, seis dos sete países dos Balcãs; oito dos 12 estados dos antigos países soviéticos, e ainda cinco dos seis países do sul da Europa. Mais de 40% dos países da Europa Oriental estão nas categorias de alto risco. Esta região foi duramente atingida pela crise financeira e também tem muitas das características subjacentes associadas à instabilidade. Sem surpresa, muitos países de alto risco estão na África Subsaariana. Mas há também alguns na América Latina e Ásia- incluindo o maior mercado mundial e o emergente mais bem sucedido, a China, onde as autoridades estão constantemente nervosas sobre o risco de protestos em massa.
Fonte: FENAPEF com informações The Economist - 30/12/2013

Só pode dirigir Viaturas quem tem Curso Específico Reconhecido e Homologado pelo Detran.


POLICIAL QUE DIRIGIR  VIATURA SEM CURSO, É UM INABILITADO E COMETE INFRAÇÃO DE TRÂNSITO.   
É  ILEGAL DIRIGIR VIATURAS DE EMERGÊNCIA SEM CURSO ESPECÍFICO.

. É ILEGAL DIRIGIR VEÍCULO DE EMERGÊNCIA SEM UM CURSO ESPECÍFICO.
. CURSO ESPECÍFICO DEVE SEGUIR AS NORMAS DO CONTRAN. 
. PARA MINISTRAR O CURSO TEM QUE TER CONVÊNIO E CUMPRIR CARGA HORÁRIA,
. COM PROFESSORES CREDENCIADOS.
. APÓS O CURSO É FORNECIDO CERTIFICADO.

Amparo Legal :
•Lei nº. 9.503, de 23 de setembro de 1997;
•Resolução nº. 168, de 14 de dezembro de 2004, do CONTRAN ;
•Resolução nº. 265, de 15 de fevereiro de 2008, do CONTRAN;
•Resolução nº. 285, de 29 de julho de 2008, do CONTRAN;
Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer algo senão em virtude da Lei.

1. O Código de Trânsito Brasileiro, art 145 inciso V ,
exige curso específico, com carga horária e conteúdo determinado pelo próprio órgão de trânsito, para condutores de veículos de emergência.

2. O código de Trânsito Brasileiro, art. 29 inciso VII,
inclui VIATURAS POLICIAIS como VEÍCULO DE EMERGÊNCIA.

3.CURSO PARA CONDUTORES DE VEÍCULOS DE EMERGÊNCIA
1 Carga horária: 50 (cinqüenta) horas aula
2 Requisitos para matrícula
- Ser maior de 21 anos;
- Estar habilitado em uma das categorias “A”, “B”, “C”, “D” ou “E”;
- Não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 (doze) meses;
- Não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da CNH, pena decorrente de crime de trânsito, bem como não estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.

3 Estrutura Curricular.
3.1 Módulo I - Legislação de Trânsito – 10 (dez) horas aula
Determinações do CTB quanto a:
- Legislação específica para veículos de emergência:
- Responsabilidades do condutor de veículo de emergência.

3.2 Módulo II – Direção Defensiva – 15 (quinze) horas aula
- Acidente evitável ou não evitável;
- Como ultrapassar e ser ultrapassado;
- A importância do comportamento seguro na condução de veículos especializados.
- Comportamento seguro e comportamento de risco – diferença que pode poupar vidas.
- Estado físico e mental do condutor, conseqüências da ingestão e consumo de bebida alcoólica e substâncias psicoativas;

3.3 Módulo III – Noções de Primeiros Socorros, Respeito ao Meio Ambiente e Convívio Social – 10 (dez) horas aula
- A responsabilidade civil e criminal do condutor e o CTB.

3.4 Módulo IV – Relacionamento Interpessoal – 15 (quinze) horas aula
- Aspectos do comportamento e de segurança na condução de veículos de emergência;
- Características dos usuários de veículos de emergência;
- Cuidados especiais e atenção que devem ser dispensados aos passageiros e aos outros atores do trânsito, na condução de veículos de emergência.

CONCLUINDO : 

1.NENHUM POLICIAL PODERÁ SER OBRIGADO A DIRIGIR VIATURA SEM UM CURSO ESPECÍFICO QUE CUMPRA AS NORMAS DO CONTRAN, MINISTRADO POR PROFESSORES CREDENCIADOS, COM EMISSÃO AINDA DE UM CERTIFICADO.

2. OS ¨CURSINHOS¨ dados pelos ¨professores¨ dos centros de manutenção dos quartéis, não dão amparo legal para condutores de viaturas.

3. NINGUÉM SERÁ OBRIGADO A FAZER ALGO SENÃO EM VIRTUDE DA LEI.

ELIOMAR RODRIGUES
NMU
cb 23 mil

sábado, 28 de dezembro de 2013

Perguntas a uma Corporação Doente.



FotoPolicial doente cumprir o atestado de 3 dias no quartel ...

Para expedir essa determinação ela deve ser motivada, qual seria a motivação ? 


Será se o policial deve estar no quartel para, em caso se invasão, deva protegê-lo ?
Mas como se está de atestado. 

Será se tem instalações adequadas com condições de conforto e higiene para comportar o policial doente ?

Se o conteúdo for simplesmente com o objetivo de evitar o policial pegar atestado, então qual a função do médico se o ato dele é questionado?

Se o policial estiver em deslocamento ao quartel para lá permanecer no "repouso" e algo lhe ocorrer, como por exemplo, um acidente de trânsito, ele estará amparado como se de serviço estivesse? 

Tem uma portaria para regulamentar isso? 

Ademais, por que o PM não tem direito ao repouso como qualquer outro? Em sua casa? 

Ora, em certos casos de transgressão o Pm tem direito a cumprir a pena domiciliar 
(em sua casa), mas se adoecer por 3 dias tem de cumprir no quartel. 
Transgredir ou adoecer o que é pior ?


ELIOMAR RODRIGUES 
NMU 
cb 23 mil

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Para Agnelo PM é Ingrato e Reclama de Barriga Cheia

Qual Estado da Federação esse governador governa?


Hoje, em entrevista exclusiva ao Bom Dia DF da Rede Globo, o  governador Agnelo Queiroz fez uma avaliação de seus 3 anos de governo. Até aí tudo normal, se não fosse a insensatez de sua assessoria que fez do governador um verdadeiro boneco frente às câmeras, colocando palavras em sua boca da irrealidade existente que hoje vive o Distrito Federal. Vamos aos pontos:

1º) Nota sobre seu atual governo: Na visão do governador seu governo é merecedor de uma nota 8 numa escala de 1 a 10. Talvez ele não tenha sido informado da última pesquisa CNI/IBOPE, a qual foi classificado em penúltimo lugar na avaliação geral de todos os governadores do país com somente 9% (nove por cento) de aprovação. Disse não saber porque teve essa avaliação e quis jogar a culpa em governos anteriores;

2º) Rejeição que oscilou entre 70% e 80%: Disse não saber porque os cidadãos de Brasília fizeram essa avaliação dele, mas que isso não condiz com as pesquisas que ele tem e que não está preocupado com pesquisas e sim em trabalhar para o seu povo;

3º) Sobre o transporte público: Chamou o transporte público de Brasília de cartel e que o governo dele foi o primeiro a enfrentá-lo em 50 anos; são 183 ações judiciais e administrativas contra o processo e somente uma empresa está atrapalhando o andamento e conclusão desse processo retendo trabalhadores sem a baixa em suas carteiras funcionais, chamando isso de sabotagem;

4º) Habitação: O governo tinha um planejamento de entregar 100 mil habitações, porém só conseguiu após 3 anos de governo entregar somente 3.600 casas. A desculpa é que esses imóveis estão em construção, mas se em 3 anos entregou somente 3,5% do total, será que em 1 ano restante de governo conseguirá entregar mais 96 mi mil residências?

5º) Saúde Pública: Reportagens mostram a falta de medicamentos e equipamentos médicos básicos a um bom atendimento. Culpou o caos deixado por governos anteriores e que está melhorando a saúde com a contratação de mais de 13 mil servidores como nunca feito em 50 anos;


5º) Operação Tartaruga da PM: Disse que é a polícia com o maior salário do Brasil. Hoje a Polícia Militar já é a terceira colocada no ranking salarial do país ficando atrás de Santa Catarina e Mato Grosso. Além disso o custo de vida na capital federal é um dos maiores do país (Se for observada a tabela abaixo, proporcionalmente ao custo de vida no país, a PMDF é tão somente a 13ª no ranking salarial). Usou novamente a velha máxima das promoções, mais de 16 mil, esquecendo-se de que esse ato é nada mais do que uma obrigação institucional de toda empresa para com seus funcionários, a título de merecimento e incentivo à produção, o que não difere dos integrantes da Polícia Militar. Tentou jogar a opinião pública contra a polícia, típico de quem não tem respostas para os questionamentos públicos e notórios.


Questionado se a marca de seu governo nesses 3 anos foi de "arrumar a casa", o governador afirmou:"arrumar a casa e agora já está numa outra fase, arrumei a casa para poder mudar a política de transportes, política de saúde, política ambiental, reformando 32 parques, investi 100 milhões em parque nessa cidade e isso não existe em nenhum lugar do Brasil", no entanto e mais uma vez, deixou a Segurança Pública de fora.

E para encerrar a entrevista com chave de ouro, questionado pelo repórter se não estava preocupado com o transporte, a saúde e a segurança pública, disse que não "pois tem a certeza de que terá a melhor segurança do país na Copa do Mundo".

Da Redação com informações do Bom Dia DF

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Operação Tartaruga gera medo em Policiais Civis - Medo de Fugas dos Presos




Policiais civis denunciam que hoje há um grande risco de fugas de presos em delegacias do DF com a Operação Tartaruga desencadeada pelos Policias Militares, isso porque a PM não está mais preservando locais de crime para a perícia da polícia civil, que além da possibilidade de prejudicar resultado das perícias de trânsitos e crimes violentos, agentes estão sendo deslocados de delegacias para fazer o trabalho de preservação das cenas de crimes, deixando-as sem vigilância.


No último sábado (14/12), polícias trabalharam no sufoco, com o alto índice de homicídios no DF, em algumas delegacias haviam apenas dois agentes que se revesavam para atender o público, fazer diligências, preservar cenas de crime e vigiar presos. No último dia 05, um preso tentou fugir da 38ª delegacia de Vicente Pires e foi contido à bala por um agente. 

Os agentes também que fazendo ligações de trabalho dos próprios celulares já que não se sabe qual o motivo, é impossível fazer ligações para celulares de dentro das Delegacias.



fonte blog do Protásio

39 pessoas foram assassinadas no DF na primeira quinzena de dezembroMédia é maior do que dois assassinatos por dia; só entre sexta-feira e hoje, a Secretaria de Segurança Pública contabilizou 12 homicídios

Doze homicídios foram registrados entre sexta-feira (13/12) e a madruda desta segunda-feira (16/12) no Distrito Federal, de acordo com levantamento realizado pela Secrtaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF). Ao todo, a secretaria registrou 39 homicídios nos 16 primeiros dias de dezembro deste ano.

Por volta de 0h30 de hoje, um homem de 38 anos foi morto a tiros - pelo menos 10 balas atingiram o corpo da vítima - na QNP 5, em Ceilândia Norte. De acordo com a Polícia Civil, dois suspeitos, em uma motocicleta, dispararam contra o homem que morreu no local.

Leia mais notícias em Cidades


A vítima estava em liberdade provisória e tinha passagem pela polícia por extorsão, apropriação indébita, desacato à autoridade e porte ilegal de arma. A 19ª Delegacia de Polícia (P Norte) investiga o caso.

Também em Ceilândia, um assaltante morreu ao ser baleado durante um roubo a uma padaria, por volta das 16h de sexta-feira. O estabelecimento fica na Quadra 22/23 do P Sul.

Ainda nesta madrugada, um adolescente de 15 anos morreu depois de ser atingido por cinco tiros - dois nas costas e três na cabeça. O crime ocorreu na QR 210 de Samambaia. O caso é investigado pela 26 ª DP.

Na noite de domingo (15/12), a polícia encontrou o corpo de um homem na rua da QNL 10, em Taguatinga. Segundo a Polícia Civil, a vítima foi morta a facadas. A 17ª DP (Taguatinga Norte) investiga o caso.

Na manhã de sábado (14/12), um homem de 37 anos foi morto a tiros, no Setor Leste do Gama. De acordo com a Polícia Civil, a vítima chegava em casa, quando o condutor de um Honda Civic prata se aproximou dela e efetuou os disparos.

O homem chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Regional do Gama (HRG), mas não resistiu aos ferimentos. O crime foi registrado na 20ª DP (Gama).

De acordo com a SSP-DF, no domingo, um segundo homicídio foi registrado no Gama. Os outros crimes ocorreram em Brasília (um caso registrado no domingo), em Planaltina (um na sexta-feira e outro no domingo), em São Sebastião (um no sábado e outro no domingo), em Sobradinho II (um caso registrado no sábado), e no Itapoã (um caso registrado na sexta-fiera). 
correio web

sábado, 14 de dezembro de 2013

.Desmontamos o Acampamento, não o Movimento

ATÉ O ÚLTIMO INSTANTE RESISTIMOS EM NOME DOS POLICIAIS e BOMBEIROS.

Somente às 19:00 do dia 13.12, sexta feira, foram retiradas as últimas barracas da Praça do Buriti após uma vergonhosa ação de dois pesos e duas medidas, em que o governo mostrou seu desprezo e descaso com todos os PM/BM. Uma ação reprovada por todos, Praças e Oficiais, e pela própria imprensa e população, o que só aumentou o abismo da ingratidão.

O ST. Ricardo Pato e o Cb. Eliomar Rodrigues com a ajuda de guerreiros como o Sgt Pacheco do Bptran, Cb Pacheco do TOR, Cb Auricelio e família e OUTROS mais que mostraram honra, fibra e compromisso desmontamos o acampamento, mas não desmontamos o Movimento.

Sempre agimos baseados na Lei! Fomos lá, fizemos a pressão, mostramos nossa indignação e insatisfação e o GDF, mais uma vez, acabou por se expor negativamente. E mais uma vez as categorias saíram fortalecidas, de cabeça erguida e o grande derrotado nessa história, com toda certeza, foi o GDF, que sai novamente com a imagem queimada. NÃO É À TOA QUE É CONSIDERADO O 2* PIOR GOVERNO DO BRASIL.

ELES QUERIAM O CONFLITO PARA NOS DESMORALIZAR, USAMOS O BOM SENSO, e em nome da boa imagem da PMDF, e da CONFIANÇA QUE TODOS VOCÊS DEPOSITARAM EM NÓS, NÃO FIZEMOS O SEU JOGO.

Após reunião extraordinária do Fórum das Associações e NMU, 
·       2ª feira, dia 16, vamos requerer uma autorização junto à Administração de Brasília para montar TENDAS na Praça do Buriti. Permaneçam mobilizados e, se Deus quiser, montaremos novamente nosso acampamento;

·         Dia 18/12/2013, às 16:00 horas, propomos fazer uma "CAMINHADA DOS GUERREIROS", saindo do Estádio Mané Garrincha até o Palácio do Buriti, em um ato de reprovação à vergonhosa atitude deste Governo com seus Policiais e Bombeiros.

Se eles não têm vergonha na cara, NÓS TEMOS, por isso devemos ir.


Eliomar Rodrigues
NMU
cb 23milhão

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Não pude deixar de me manifestar. A crise que se estabeleceu nesses últimos dias aponta sim, para um completo descarrilamento da máquina da segurança pública desde o que deveria ser sua locomotiva, a Secretaria de Segurança, até seus vagões mais distantes. Se chegamos ao ponto de o Secretário ter que ouvir calado o que ouviu e com toda razão do argumento (tenho absoluta certeza que ele não gostou), é porque chegamos a um caminho perigoso e quase sem retorno. Tenho firme crença que as ameaças (porque foi exatamente isso o que ocorreu) proferidas pelo Sargento em vídeo veiculado na rede (ou fosse qualquer outro integrante da segurança pública, PM, CIVIL ou BM) indicam, afinal, a ausência total de autoridade e legitimidade políticas do governo e da própria secretaria, perante aqueles que dizem representar (e olhem que o governador vive dizendo que adora nossa PM). Quando chegamos a esse ponto, estamos diante de uma crise que pode resultar em qualquer coisa. E, alerto, não será mudando comandantes, chefes e secretários, nem tampouco será mais por via de “manu militari” que se conseguirá colocar um freio ou estabelecer algum controle sobre isso (é interessante notar nos argumentos de governo que, historicamente, quando lhes convém somos tratados como civis; quando mostramos nossas insatisfações, querem nos tratar como militares). Também não o será, como querem alguns espertos aqui e acolá, deitando-se sobre “gado morto” aproveitando-se da crise para se estabelecerem com plataformas eleitorais baseadas no mesmo tipo de retóricas vazias e promessas que não serão cumpridas como vimos até aqui e razão maior, acredito, para o acirramento da presente imbróglio. De tudo isso é interessante observar que o pivô da crise: “o silêncio do governador”, e sua recusa em estabelecer um diálogo decente, maduro e honesto com os insatisfeitos, nós (mas nem todos; os que estão se locupletando de algum modo nesse governo certamente estão felizes), só agregam mais acidez ao problema, criando todas as condições para que a crise se estabeleça em definitivo em um nível sem precedentes no Distrito Federal. O que será daí em diante ninguém sabe, só Deus. A mais legítima de todas as soluções, me parece, entretanto, não é se rebelar perdendo todo e qualquer apoio e legitimidade que se tem auferido junto à sociedade e às demais categorias até aqui. A resposta, acredito, deveria ser dada nas próximas eleições, a partir de uma reflexão crítica séria e organizada que nos levaria a escolher, com maturidade e consequência, aqueles em que depositaríamos nossa confiança, sem termos que nos trocar por “bolsas” ou favores de qualquer natureza. NELSON G. SOUZA. Professor Universitário e policial militar da RR.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Assembléia Geral do dia 12 de Dezembro
O Gigante acordou e vai Cobrar...


O NMU sempre deixou claro que a vontade dos Policiais  e Bombeiros deve ser respeitada e que  tudo faríamos para que isto aconteça.

Diante disto informamos aos Senhores que a nossa próxima Reunião Geral será somente com Policiais e Bombeiros do DF.

A Reunião com outras categorias alcançou o objetivo de Inserir- nos na pauta da PEC 51,  e dar projeção Nacional para Nosso Movimento.

Aguardamos os Senhores, Senhoras e Familiares dia 12.12.13 em Frente om Palácio do Buriti às 09:00 h

ELIOMAR RODRIGUES 
NMU
CB 23 MILHÃO

Denúncia: Casa Militar quer que policial insatisfeito seja punido

O tenente coronel Giuliano Costa de Oliveira comandante do 11º batalhão da Polícia Militar, localizado na Samambaia Norte, está sofrendo pressões da Casa Militar, desde que postamos o vídeo onde o sargento Gilson Maranhão, na manhã de hoje, expõe o quadro de insatisfação que vive a corporação. A denuncia é de um soldado que serve naquela unidade militar.
O desabafo do sargento, se deu diante de uma plateia composta de praças, oficiais, cidadãos da comunidade e o secretario de Segurança Pública. ...
A mesma fonte da denuncia, informou que, "o chefe da Casa Militar do Distrito Federal, Rogerio Leão ao telefone, pediu ao comandante do batalhão a  abertura de um IPM, ele quer punir o nosso colega, que com franqueza, traduziu para o sr. secretário de segurança pública, a insatisfação vivida pela tropa com um governo que não cumpre com suas promessas. Mas quando o episódio envolve um coronel, que mentiu para toda a corporação e até mesmo para o governador, abrem uma sindicância. Nos poupem, deviam tomar vergonha na cara." E concluiu, "deixem o nosso colega trabalhar, é muito melhor e menos desgastante para todos."
Em contato com o blog, Sandro Avelar confirmou que a visita teve esse propósito, ouvir, sentir a tropa e também falar. "Não houve constrangimento. Eu fui lá pra conversar, deixei isso muito claro. Falei e ouvi em igual medida. Não houve desrespeito do sgt. Gilmar, ele foi franco, eu também fui. O objetivo era esse, todos os que estavam lá sabem disso." Finalizou o secretário de Segurança Pública do DF.
A mesma fonte revelou ainda ao blog que o coronel Giuliano, comandante do batalhão, teve uma ácida discussão com o chefe da Casa Militar. Quem estava presente na hora do telefonema, disse ao blog que o coronel Giuliano respondeu ao coronel Leão: "não vejo motivo para punir o meu policial e não o punirei".
E pensar que tudo isso se deu em um café da manhã, nos faz lembrar uma frase de Eduardo Costa, “A vida é como café sem açúcar, cada um adoça ao seu gosto... mas ainda há quem prefira amargo."

Fonte: Redação/Edson Sombra - 05/12/2013

terça-feira, 3 de dezembro de 2013


Na Varanda: A PM foi sabotada. Por quem?

22:23:32

Ex-diretor de saúde da PM confirma: o comandante geral e a cúpula do GDF sabiam de tudo


"Não fui exonerado, pedi minha exoneração na sexta-feira"

Se o Buriti e o comandante geral sabia de tudo, por que preferiram se calar, deixando  sem atendimento cerca de noventa mil pessoas? ...








Fonte: Edson Sombra / Redação - 02/12/2013







FÓRUM DE ASSOCIAÇÕES &
NOVO MOVIMENTO UNIFICADO DE POLICIAIS E BOMBEIROS

DO DF – N.M.U. PM/BM