quarta-feira, 12 de junho de 2013

CARTA DO SOLDADO DAMACENO À FAMÍLIA CATARINO E À  FAMÍLIA  POLICIAL

PENSE COMPANHEIRO ANTES DE TOMAR UMA DECISÃO, POIS, VC NÃO TERÁ 10 SEGUNDOS PARA MUDAR O QUE JÁ FOI FEITO.

10 SEGUNDOS...
É com muito pesar que vou tentar expressar algumas palavras que jamais servirão de consolo ou confortarão o coração de quem perdeu algo de mais precioso na vida... É dádiva de Deus conceber um filho, sustentá-lo, educá-lo, protegê-lo e lança-lo ao mundo para buscar a sobrevivência e futuramente dar continuidade ao ciclo da vida... Ter esse ciclo quebrado de forma trágica como o que aconteceu com o nobre amigo Catarino é difícil de entender aos olhos humanos...
Estou aqui tentando organizar palavras para tentar explicar o que aconteceu naquele dia, mas, dificilmente, a dor da perda permitirá à família uma compreensão... Mas se me permite dizer algo sobre seu filho, digo que não faltará adjetivos para defini-lo e o que prova o que estou falando se confirma na atitude dele aquela noite... Um ato heroico e louvável por todos, ato que poderia ser feito por qualquer um de nós profissionais encarregados de defender essa sociedade muitas vezes injusta com nossa profissão... O que ele fez não se explica de forma simples, o que ele sentiu na hora de agir, todos nós sentimos diante do risco de defender o que achamos que é certo...
Naquela noite minha missão também era a dele... mas infelizmente estávamos em contextos diferentes, queríamos os mesmos objetivos... Mas jamais iria imaginar que a sua presteza seria maior do que a minha, jamais poderia imaginar que alguém poderia ser mais rápido do que eu naquela hora... Jamais poderia imaginar que iríamos nos encontrar de forma tão trágica... Hoje, a única coisa que eu queria naquela noite eram “dez segundos”... Simplesmente dez segundos de atraso na minha chegada no local... Dez segundos para ter-mos um desfecho diferente e nada trágico... Dez segundos para ver uma cena diferente da que vi no momento que cheguei... Dez segundos para ver a cena de um policial abordando um outro indivíduo...

Ainda me pergunto, “Por que, Deus? Todo o meu procedimento utilizado não evitou uma fatalidade?”... Difícil pra mim, encarar a trágica realidade de ter apertado sua mão pela manhã antes de sair para o serviço e estar ali a noite com ele no braço tentando salvar sua vida... Jamais esquecerei aquela noite onde dez segundos foram a diferença entra a vida e a morte...
Sei que jamais repararei a perda que causei a sua família, a ROTAM e a sociedade, mas queria em um ato simples, perto da grandeza do ato do Catarino, dizer: Eu sinto muito, eu não quis aquele desfecho... Jamais esquecerei dele olhando pra mim como se quisesse me dizer: “ERA EU CARA! Catarino da Rotam...”, o único momento de que tive de lucidez antes de entrar em desespero total foi quando eu implorei a ele desculpas... levei as mãos à cabeça e a partir daí começou uma espécie de filme de todos os momentos em que estive com ele, conversando, brincando, trabalhando e simplesmente dividindo o mesmo ambiente com ele... em fração de segundos minha lucidez voltou pois precisava agir e salvar a vida dele... O rádio que eu tinha infelizmente teve que transmitir a tragédia ocorrida no local, em seguida implorava à ele que falasse comigo... foi difícil ver que a voz dele se calou e trouxe um terrível silencio... minha farda, que momentos antes carregavam o suor do meu trabalho, agora carregavam o sangue de um amigo... em minhas mãos, que momentos antes carregavam um instrumento de trabalho, agora carregava o sangue de um amigo.


A partir daí, a missão era daqueles que chegaram no local para atender ao meu chamado, implorei para que aquelas mãos que já salvaram muitas vidas também salvasse a do meu amigo... fui retirado da sua presença, pois de nada mais valia as minhas palavras a não ser para desconcentrar quem ali chegou para ajudar...

Naquele momento voltei meus pensamentos a Deus que era o meu único recurso, dividia minhas orações com frases de desespero e torcendo para que aquela situação se revertesse... Momentos depois, recebi a notícia de que meu amigo, no cumprimento de seu dever, havia partido. Sua última ação foi tentar salvar vidas, livrar pessoas de um mal...
Passado alguns dias do fato trágico em que me envolvera, pairava sobre a minha cabeça o sentimento de culpa, foi quando resolvi ver as notícias no computador e li

a mensagem da Sra. Solange, o que eu li me trouxe um pouco de paz para o coração...

Foi como um anjo tivesse tirado um pouco do meu sofrimento...

Jamais poderia imaginar que a mãe do meu nobre amigo pudesse querer me dar um abraço... Neste momento eu compreendi de onde vinha a nobreza da atitude do Catarino... Volto então, ao inicio desta mensagem onde falei sobre a dádiva de conceber um filho e ensina-lo os caminhos corretos. Agora peço a Deus para ter a mesma sabedoria para criar os meus filhos para que quando estiverem grandes não se desviem dos caminhos ensinados...
Família Catarino, jamais repararei a perda que causei, não sinto a dor de um pai, de uma mãe, de um filho(a) ou a de um irmão(ã), mas sinto a dor de ter tirado a vida de um companheiro de batalha excepcional... No momento do fato, fiz o que eu fui treinado para fazer, assim como o Catarino também o fez... Finalizo minhas palavras com um humilde pedido de desculpas e que Deus conforte os corações de quem sofre pela ausência do Catarino com a certeza de que um dia nos encontraremos em um lugar melhor onde não haverá tristeza nem sofrimento. Termino com uma passagem de 2 Timóteo 4:7 “Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé.”

Brasília, 12 de junho de 2013.

Soldado Damasceno

33 comentários:

  1. UM ATO DE FÉ E DE CORAGEM O SEU.DEUS CONFORTE E DÊ FORÇAS PARA VENCER ESSA PROVAÇÃO

    ResponderExcluir
  2. toda semana ESSES OPERAIRRACIONAIS dão problema espero que sirva de aviso, abreo o olho puliça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulher denuncia agressões durante abordagem de policiais do GTOP

      Glauciane Vasconcelos afirmou que deu passagem para a viatura dos policiais;
      já o sargento relatou na ocorrência que a mulher estava em um carro que tinha as mesmas características de roubado e que seguiu em alta velocidade

      Glauciane Vasconcelos denunciou o caso para o Corregedoria da Polícia Militar

      Excluir
  3. Damasceno, que Deus possa confortar o seu coração e dar a força que para seguir em frente depois desse acontecimento tão triste

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela sua sinceridade pois sabemos que a última coisa que acontecesse naquela noite fosse aquela tragédia.

    ResponderExcluir
  5. parem de fazer além do nosso papel se fizesse só o que tem que fazer não estaria nessa. eu nunca mais vou fazer nada além de patrulhar...

    ResponderExcluir
  6. TEMOS QUE PARAR DE DEFENDER AÇÕES DESASTROSAS COMO ESSAS QUE MATOU UM COMPANHEIRO DE FARDA TENTANDO EVITAR UM ASSALTO , PRA MIM TODOS ESTÃO ERRADOS, E O PT TÁ RINDO.

    ResponderExcluir
  7. A ABORDAGEM DO CATARINO FOI DESASTROZA E AÇÃO DO DASMACENO FOI PIOR AINDA, E OS CARAS NÃO APRENDEM.
    E AINDA SE ACHAM OS FODÕES, ATORES DANDO ENTREVISTA

    ResponderExcluir
  8. TÁ HORA MESMO DE PARAR DE DEFENDER AÇÕES DESASTROSAS COMO ESSAS QUE MATOU UM COMPANHEIRO DE, PRA MIM TODOS ESTÃO ERRADOS,
    CATARINO ERROU NA ABORDAGEM É UM FATO, DAMACENO ERROU NA AÇAO, O GTOP ERROU NA ABORDAGEM DA MORADORA DO GUARÁ, ERRARAM COM OS ESTUDANTES...

    POOORRA, PARA AÍ, ISTO NÃO É CORPORATIVISMO É LOUCURA.
    E NÃO VENHA DIZER QUE NÃO SOU POLÍCIA PORQUE EU SOU. EU NÃOU É MALUCO COMO MUITO PULICIA QUE EU CONHEÇO.

    ResponderExcluir
  9. OPERAIRRACIONAIS OPERAIRRACIONAIS OPERAIRRACIONAIS OPERAIRRACIONAIS OPERAIRRACIONAIS OPERAIRRACIONAIS

    ResponderExcluir
  10. SE ESSES OPERACIONAIS TIVESSEM NA LEGALIDADE VÊ SE ESTAVAM ENROLADOS E ARREPENDIDOS, FAZENDO AS FAMÍLIAS SOFREM.

    ResponderExcluir
  11. ERRAR É HUMANO, MAS PERMANECER NO ERRO É GOIANO

    ResponderExcluir
  12. Damaceno, creia em Deus e terá força pra superar tudo isso.

    ResponderExcluir
  13. Eliomar, por favor não pense que é uma crítica destrutiva, más vocês devem melhorar a divulgação das reuniões.Pensa nisso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POSTADO NO BLOG DO POLIGLOTA A RESPEITO DE UM QUESTIONAMENTO PARECIDO COMO ESTE ACIMA:

      SE VOCÊ FEZ ESSE COMENTÁRIO É PORQUE CERTAMENTE SABIA DA REUNIÃO GERAL E DESSE ESPAÇO. ALIÁS, VOCÊ FOI À REUNIÃO NA PRAÇA? SE ACHA QUE O PESSOAL ESTÁ DESINFORMADO POR QUE NÃO TOMOU A FRENTE E FEZ VOCÊ MESMO A DIVULGAÇÃO? HOJE EXISTEM "N" MANEIRAS DE DIVULGAR INFORMAÇÕES COMO OS PRÓPRIOS BLOGS, EMAILS, FACEBOOK, ORKUT E ATÉ O BOCA A BOCA. PELA SUA COLOCAÇÃO VOCÊ QUER DIZER QUE O PESSOAL DO CHOQUE NÃO COMPARECEU FOI POR FALTA DE COMUNICAÇÃO? QUAL O CHOQUE QUE VOCÊ ESTÁ FALANDO MESMO? NÃO SERIA O DA PMDF, SERIA? POIS ESTIVE NA CABE NA ÚLTIMA SEGUNDA FEIRA DE MANHÃ E PARA MINHA SURPRESA ME DEPAREI COM DOIS DO NMU, UM O CB ELIOMAR E UM OUTRO QUE ELES CHAMAM DE SGT INDIGNADO, SALVO ENGANO O NOME DE GUERRA DELE É SGT EUSIVAN; SIM OS DOIS ESTAVAM ENTREGANDO OS INFORMATIVOS, INCLUSIVE RECEBI ALGUNS EM MÃOS E ENTREGUEI PARA OS COLEGAS. TAMBÉM OS VI COLOCANDO NOS PARABRISAS DOS CARROS ESTACIONADOS ALI E TAMBÉM NA BANCADA NA ENTRADA DA CABE. TAMBÉM VI ENTREGANDO NO 1º BPM E NA POLICLINICA POIS TIVE QUE PASSAR POR LÁ PARA DEIXAR UM ATESTADO E VI OS INFORMATIVOS NOS BANCOS DE ESPERA. NO MOMENTO QUE ESTIVE CABE MUITOS DO BTL DE CHOQUE TAMBÉM PASSARAM POR LÁ. PORTANTO, SE NÃO PEGARAM O INFORMATIVO OU SE ESTÃO ALHEIOS AO QUE ESTÁ ACONTECENDO COM A INSTITUIÇÃO A QUAL ELES PERTENCEM E PORQUE NÃO QUEREM. ENTÃO NÃO VENHA CULPAR AQUELES QUE ESTÃO AO MENOS TENTANDO FAZER ALGUMA COISA PELA FALTA DA BUSCA DE INFORMAÇÃO PELOS DEMAIS. AINDA MAIS QUE ELES NÃO SÃO ASSOCIAÇÕES; SÃO APENAS PESSOAS FÍSICAS SE DESDOBRANDO NA TENTATIVA DE NOS AJUDAR. TENHA UM POUCO MAIS DE RESPEITO POR ELES. PASSAR BEM.

      PRAÇA ATENTA

      Excluir
    2. recebi meu informativo na Cabe e vi os caras entregando e colocando os informativos no parabrisa dos carros.
      EU NAO IA PRÁ ASSEMBLÉIA ,QUANDO VI AQUELA CENA FIQUEI COM VRGONHA E AO MESMO TEMPO MOTIVADO, e fui em consideração a uns caras que nem conheço e estavam passando o ¨vexame¨ de ser um panfleteiro.

      Excluir
  14. Eu só faço o que a constituição manda, se o governo nao se esforça por nós, eu faço so o que devo fazer,e nada mais.

    ResponderExcluir
  15. PENSE COMPANHEIRO, ANTES DE TOMAR UMA DECISÃO, POIS, VC NÃO TERÁ 10 SEGUNDOS PARA MUDAR O QUE JÁ FOI FEITO.

    ResponderExcluir
  16. Os operairracionais estão colhendo o que estão plantando, e tão só levando fumo, e não adianta os praças passarem a mão, não adianta os oficiais tentarem botar panos quentes, pois quem vai investigar é POLICIA CIVIL e quem vai JULGAR É A JUSTIÇA

    ResponderExcluir
  17. vibra GTOP, vibra e o DETRAN ganha 27% divididos em 03 curtos e vocês vão responder pelos abusos, depois vem falar que são especiais. VOCÊS TÃO MAIS PRA CAGA PAUquando tem erro policial só dá operaIRRACIONAIS

    ResponderExcluir
  18. recebi meu informativo na Cabe e vi os caras entregando e colocando os informativos no parabrisa dos carros.
    EU NAO IA PRÁ ASSEMBLÉIA ,QUANDO VI AQUELA CENA FIQUEI COM VRGONHA E AO MESMO TEMPO MOTIVADO, e fui em consideração a uns caras que nem conheço e estavam passando o ¨vexame¨ de ser um panfleteiro.

    ResponderExcluir
  19. prefiro ser um policial comum, respeitar as leis, so policiamento ostensivo e preventivo, evitar problemas, cuidar dar minha família e amigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POLICIA PREPARADA NÃO ACHA OU SUPÕE, TEM CERTEZA E DEPOIS FAZ O ATO QUE DEVA SE FEITO DE ACORDO COM A PROPORCIONALIDADE.

      Excluir
  20. O MAU DOS ESPECIAIS É ESSE COLOCAM A COR DA FARDA E A COR DA VIATURA NA FRENTE DA PROPRIA INSTITUIÇÃO, VC NÃO É POLICIAL DE ROTAM, VC É POLICIAL MILITAR, PAREM COM ESSAS MEDIOCRIDADES,PARA A DOUTORA EVATONIA E OS MINISTERIO PUBLICOS ESSES GRUPINHOS NÃO EXISTEM.

    ResponderExcluir
  21. Naquela noite minha missão também era a dele... mas infelizmente estávamos em contextos diferentes, queríamos os mesmos objetivos... Mas jamais iria imaginar que a sua presteza seria maior do que a minha, jamais poderia imaginar que alguém poderia ser mais rápido do que eu naquela hora... Jamais poderia imaginar que iríamos nos encontrar de forma tão trágica... Hoje, a única coisa que eu queria naquela noite eram “dez segundos”... Simplesmente dez segundos de atraso na minha chegada no local... Dez segundos para ter-mos um desfecho diferente e nada trágico... Dez segundos para ver uma cena diferente da que vi no momento que cheguei... Dez segundos para ver a cena de um policial abordando um outro indivíduo... Ainda me pergunto, “Por que, Deus?

    esse pedaço retrata bem o que é ser policial operacional, 10 segundos, anda na velocidade da via, respeite as leis de trânsito, você ao respeitar a legalidade não está sendo omisso ou negligente, tem o respaldo da lei para se defender depois, não quero aqui crucifica-lo, quero que DEUS o conforte e lhe traga paz, mas fica a reflexão valeu a pena ??? Ser tão treinado e errar ??? Gerenciar a crise não seria menos desastroso ??? São tantas perguntas que fica somente o a imaginação, que sirva de exemplo para que outros tenham mais paciência em agir em uma situação em que se desconhece os personagens reais... apenas 10 segundos né... pense bem antes de agir compulsivamente, sei que não queria esse resultado final, mas ele foi feito e agora vem as consequências, ser operacional é prever as ações e faze-las sem erros, não imaginar ou achar e colher o resultado desconhecido e indesejável, meus pêsames a família do cabo e paz ao SD Damasceno e mais discernimento a partir de agora.

    AFINAL ERRAR É HUMANO, MAS PERMANECER NELE QUE NÃO É!!!

    ResponderExcluir
  22. Esses grupos que se intitulam especiais estão tocando o foda-se na pm e ainda se acham

    ResponderExcluir
  23. EXCESSOS DEVEM SER PUNIDOS SEVERAMENTE, ESTOU CANSANDO DESTES BONECOS FARDADOS SE ACHANDO RAMBOS PELAS RUAS COLOCANDO EM RISCO ATE A VIDA DE COMPANHEIROS DA MESMA INSTITUIÇÃO.

    ResponderExcluir
  24. COMENTÁRIO DO MYLES RETIRADO DA COMUNIDADE NO ORKUT

    Myles . - 23:38
    Agora falando sério... Olhem essa imagem..

    (FOTO DO CARRO DE SOM COM)

    Olhem esse carro de som, e pensem com a cabeça dos Petistas (Governo)... Vcs receberiam um grupo/lideranças que estão visivelmente sendo patrocinados pela oposição?

    O maior adversário do PT é exatamente o PSDB.

    Olha onde esses caras estão nos metendo, no meio de uma guerra partidária que não temos nada haver. Tudo isso por conta de sermos uma categoria QRuzeira, que não tem dinheiro para bancar seus próprios movimentos, então tem que sair por ai mendigando aos deputados de Oposição dinheiro/estrutura.

    Eu perguntei ao motorista do carro quanto custava a locação desse carro de som. Ele me respondeu que a diária custa R$ 600,00.

    Onde é que vcs acham que iremos chegar, qual o respeito que o Governo terá por nós, se não temos R$ 600,00 reais para pagar um carro de som em um dia de assembléia.

    Vcs acham que esse QRu não atrapalha, que não vicia, que não contamina o movimento?

    O PT nunca, repito, nunca vai receber (negociar) ninguém do N.M.U, eles não são trouxas de referendar lideranças que amanhã estarão usando esse capital político para direcionar aos seus adversários políticos.

    E o que me assusta, o que me atormenta, é que isso é tão básico de se entender, porém a categoria não enxerga isso, não cobra isso desses caras.

    Eu até que tento não ser crítico, até que eu tento participar como Policial dessas coisas (eu fui na assembléia), mas sinceramente pra mim não dá...


    COMENTO: É NMU, PARECE QUE QUANTO MAIS VOCÊS REZAM MAIS FANTASMAS LHES APARECEM. ESTAVA ONTEM NA REUNIÃO GERAL E VI A FORMA CORTEZ COM QUE VOCÊS TRATARAM ESSE TAL DE MYLES E O TAL DE ALEXANDRE. MAS PARECE QUE ELES SÓ ESTAVAM LÁ A PROCURA DE ALGUM FURO DE VOCÊS PARA LHES QUEIMAR NA COMUNIDADE DELES. SÓ CEGO PARA NÃO PERCEBER QUE ESSES DOIS PELA SACO É A IMAGEM ESCARRADA DOS DEMAIS QUE NOS TRAIRAM E NOS VENDERAM. OU SEJA, TENTAM A TODO TEMPO DESCONSTRUIR QUALQUER UM QUE TENTE ALGO DE BOM PARA A PM. NÃO SE ESQUEÇAM QUE ELES APOIARAM O WASNY DE ROURE, INCLUSIVE O FOLDER DE CAMPANHA DE ENTÃO CANDIDATO TINHA AS MESMAS PROMESSAS QUE O AGNELO FEZ. DISSO ELES NÃO FALAM NA COMUNIDADE DELES.A CIGANA ENGANOU ESSE IDIOTA DIZENDO EM SUA COMUNIDADE QUE ELE TEM PERFIL PRA SER DEPUTADO FEDERAL E ELE ACREDITOU.
    PARA MIM ESSES DOIS PATIFES DEVEM IR A PQP COMO TANTOS OUTROS. OH RAÇA RUIM. POLIGLOTA, POR FAVOR PUBLICA AÍ, POIS É A EXTERNAÇÃO DA MINHA INDIGNAÇÃO COM PESSOAS QUE SÓ TENTAM NOS BOTAR PRA BAIXO E AINDA VEM DÁ UMA DE BOM MOÇO NAQUELA COMUNIDADE RIDÍCULA, QUE SÓ FALAM PALAVRÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estive ontem na reunião na Praça do Buriti e confirmo o que acaba de escrever colega.Também conversei com o motorista sobre aquele carro de som devido a propaganda. O mesmo me disse que o carro era seu e que aquela propaganda do Izalci foi colocado a pouco tempo, pois é o que mais loca o seu carro. Que também havia feito no dia anterior a assembleia dos técnico de enfermagem bancada por eles e que naquele momento os responsáveis pelo carro eram o pessoal do NMU. De fato isso se confirma, pois nas duas reuniões anteriores em que também estive presente notei que era esse mesmo carro, mas não tinha aquela propaganda. Agora para mim se o carro foi ou não patrocinado pela oposição para mim não importa, pois isso fosse de fato determinante o GDF já tinha recebido e resolvido nossos problemas quando os deputados do PT frequentavam as nossas reuniões. Para mim esse comentário desse menino que para mim não passa de um moleque, é a nítida expressão de alguém trabalhando em prol de seu chefe, no caso o Deputado petista Wasny de Roure. Então, eu sugiro que vocês ignorem esse tipo de pessoa que onde pude visualizar ao longo desses quase dois ano de mobilização, que esse garoto ao lado daquele outro só fizeram jogar no time do contra. Ou seja, sempre esteve ao lado do governo e contra as categorias tentando os enganar com discursos prontos.

      Excluir
  25. FALEI COM UM DOS NMU E ELE DISSE QUE PROTOCOLARAM O CONVITE PARA A REUNIÃO A TODOS OS DEPUTADOS, SEJAM DISTRITAIS OU FEDERAIS, E TAMBÉM AOS SENADORES. MAS QUEM APARECEU FOI SÓ A CELINA LEÃO E OUTROS TRÊS REPRESENTANTES DE PARLAMENTARES E NENHUM PETISTA. AGORA ACABO DE LER O COMENTÁRIO DESSE MENINO DO SINDNADA DIZENDO QUE O GDF NÃO RECEBEU OU NÃO ATENDEU AS NOSSAS REIVINDICAÇÕES FOI POR CAUSA DE UMA PROPAGANDA NO CARRO DE SOM! SÓ SE FOR MUITO OTÁRIO PRA CAIR EM UMA CONVERSA FIADA DESSAS. SAIBA VOCÊ SEU BORRA BOTAS DE DEPUTADO DISTRITAL QUE DESDE O INÍCIO DO GOVERNO QUE AS COBRANÇAS ESTÃO SENDO FEITAS E O SEU GOVERNADOR SÓ SE ESQUIVANDO. AGORA ELE DEVE ESTAR LHE AGRADECENDO PELA RESPOSTA QUE VOCÊ ACABA DE CONSEGUIR PRA ELE QUE NÃO VAI ATENDER AS NOSSAS REIVINDICAÇÕES PORQUE O CARRO DE SOM TINHA A CARA DE UM DEPUTADO DA OPOSIÇÃO. SERÁ QUE VOCÊ NÃO CONSEGUIRÁ UMA BOQUINHA TAMBÉM COM ESSA BABAÇÃO E TRAIÇÃO AOS SEUS COLEGAS DE FARDA? E EU QUE ACHAVA QUE O RONER É QUE NÃO PRESTAVA. ESSE MYLES ESTÁ SAINDO PIOR DO QUE A ENCOMENDA.

    ResponderExcluir
  26. AOS POLICIAIS MILITARES DO BATALHÃO DE ROTAM, FAMILIARES DOS IRMÃOS CATARINO E DAMASCENO, COLEGAS DE FARDAS DE OUTRAS UNIDADES POLICIAIS E CORPORAÇÕES E À SOCIEDADE DO DISTRITO FEDERAL


    O momento é de consternação e luto. A perda é irreparável para todos. Como bem descreveu nosso Comandante Geral, Coronel Jooziel, a palavra que melhor abrange o ocorrido é a seguinte: FATALIDADE.
    Depois de uma longa conversa com diversos pessoas (da ROTAM, os valorosos colegas do Corpo de Bombeiros – que prestaram socorro – do Batalhão de Choque/PATAMO, do batalhão da área, de outras Unidades), avalio que este evento se compara apenas a cenários antes construídos em antigas tragédias gregas. É como se o próprio Sófocles, considerado o mais brilhante dramaturgo da época, tivesse ressuscitado e escolhido o Batalhão de ROTAM para brindar a sociedade brasiliense com algum tipo de aprendizado.
    Pelo que relatam os historiadores, Sófocles, em suas tragédias, mostra dois tipos de sofrimento:
    1. O que decorre do excesso de paixão e
    2. O que é consequência de um acontecimento acidental (destino).
    Não há como pensar em algo diferente disso no episódio em lide. Caso Sófocles estivesse vivo, a descrição do caso poderia ter sido feita da seguinte forma:
    Imaginem que, em uma comunidade de guerreiros, haja uma família específica onde convivem diversos irmãos. Todos em uma mesma casa. Uns amam fraternalmente aos outros. Entre eles, estão por vários anos compartilhando sucessos, alegrias, tristezas, sentimentos. Imaginem que, de dois deles, que possuem uma mesma formação em lutas para defender os grupos daquela comunidade, um seja ferreiro e tenha extrema habilidade em produzir os materiais usados nas batalhas; o outro seja um exímio caçador e aguerrido lutador.
    Imagine que os dois, depois de passarem um dia inteiro juntos, treinando e produzindo, saiam do local onde vivem e, respectivamente, caçador e ferreiro, tenham seu último encontro fazendo o que lhes foi ensinado em sua origem: defender aquela comunidade. O ferreiro, fora de sua aldeia, vê pessoas sendo injustamente agredidas e roubadas. Mesmo sem os distintivos que lhe identificam como membro daquela família, aflora sua verdadeira vocação: a da proteção. Suas armas são imediatamente apresentadas. Afinal o que valeria mais diante da agressividade do bandoleiro: os brasões de identificação ou as pessoas? Sua segurança ou a de quem não possui instrumentos de defesa? Sua vida ou a de quem ele deve proteger? Sua proteção ou a de alguém da comunidade, que é incapaz de resguardar a sua vida, de seus filhos, de seus pais?
    A escolha é rápida. E só sua felicidade foi maior que sua rapidez. Pois rápida também foi chegada do irmão caçador. O irmão, naquele local sombrio, significava para o ferreiro já não estar mais sozinho.
    Rápida, adicionalmente, é a repreensão verbal do caçador. O ambiente sombrio impedia o reconhecimento do irmão ferreiro. Mas o ferreiro em nenhum instante achou que a ele se destinavam as palavras do caçador. Por isso, com suas armas continuou a proteger quem estava sendo roubado. A fatídica dinâmica continuou e, sem perceber ser o irmão, o caçador se viu obrigado a agir e a servir. Ele também fora forjado para proteger. E instantâneo é o resultado! Depois das repreensões verbais para aquela pessoa, então desconhecida, suar armas foram colocadas à prova. As armas serviram. As armas protegeram aos membros da comunidade. As armas funcionaram. Mas, instantes depois, se aproximando do suposto agressor, o caçador percebe que sua presteza, sua exímia habilidade e sua velocidade de ação, mesmo usando toda a técnica que possuía, lhe trouxeram tristeza. Tombado estava, não um agressor, mas aquele que dividia com ele por tantos anos a função de resguardar ao grupo.
    Os membros da comunidade percebem a tragédia.
    Os inimigos preferem se concentrar em opiniões de quem não conhecia nem caçador, nem ferreiro. Poucos depositam confiança em quem busca erros inexistentes de trajetória nas armas que ceifaram a vida de um dos irmãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas todos sabem: qualquer comunidade possui amigos e inimigos; ignorantes e sábios; mal intencionados e bem intencionados.
      Nenhum Policial Militar é ou pode ser comparado aos personagens de Sófocles. Saem de cena Édipos, Creontes e Hêmons. Entram pessoas reais e eventos reais. Assim é a vida real!
      Duas grandes mulheres me apresentaram situações parecidas ontem, mas ambas muito fortes, diante dos fatos. Em primeiro lugar a esposa do colega Damasceno, Carol, quando preocupada com a situação, ficou dividida entre o difícil sentimento de apoiar o esposo e o que falar e expressar diante da dor da perda do amigo Catarino. Depois a Dona Solange, mãe do Catarino quando me disse: “Coronel, eu não vou à capela ver o corpo do meu filho. Eu não consigo. Mas eu gostaria muito de dar um abraço no colega dele. Ele tem filhos? Deve ser uma situação muito difícil. Ele precisa saber que eu sei que ele não fez por mal, que eu o perdoo. Meu filho eu não vou ter mais. Mas ele precisa de um abraço. Precisa de um conforto para que ele possa criar os filhos dele em paz e sem culpa.”
      Dito isso, ficam duas lições: o perdão e a aprendizagem são os pontos mais importantes do lamentável evento, não a crítica e a culpa. A segunda é que nossa família entende o que passamos, mas a sociedade precisa conhecer melhor que nós somos.
      A força dos Rotamzeiros está na capacidade de suportar fatos como esses e seguir em frente buscando melhorar. A tristeza pelo ocorrido e o amor por nossa profissão devem ser transformados. Teremos então um impulso para que aquilatemos nossa atuação em prol de nossos companheiros e da sociedade brasiliense.
      Muito obrigado pelo apoio de todos.

      Ten Cel Leonardo Sant`Anna – Comandante do Batalhão de ROTAM

      Excluir
  27. POSSO ESTAR ENGANADO, MAS ESSE TEXTO ASSINADO PELO SD DAMASCENO APOSTO QUE FOI REDIGIDO PELO PRÓPRIO TEN CEL SANT'ANA, CMT DA ROTAM. ANALISEM AS DUAS ESCRITAS E COMPAREM. EM TODO CASO FOI UMA BOA RESPOSTA EM PARTE. EMBORA, INSISTE EM DIVIDIR A INSTITUIÇÃO ENALTECENDO UM GRUPO EM ESPECIAL. ELE ESTÁ DEFENDENDO O DELE E QUEM DEVERIA DEFENDER COMO UM TODO NÃO O FAZ.

    ResponderExcluir