terça-feira, 2 de abril de 2013

 

O inquérito que revela briga pelo poder na PM de Brasília.



Como diz o ditado, tartaruga não sobe em árvore. 

A notícia de que a Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Administração Pública (DECAP) teria desvendado vazamento de relatórios sigilosos da Subsecretaria de Inteligência, da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, ainda não revelou a participação do coronel e político, Alberto Fraga. 


Um depoimento, prestado por uma testemunha, revela que Alberto Fraga, através de um pen-drive, divulgou para a imprensa os documentos sigilosos guardados a sete chaves no departamento de inteligência da Polícia Civil. Teoricamente, Alberto Fraga seria responsável pela propagação dos tais documentos. 


A Revista Eletrônica QuidNovi publicou com exclusividade áudios, vídeos e documentos, que demonstravam a fragilidade na Secretaria de Segurança Pública. Numa frase do gravador, que estava escondido no bolso de um dos agentes, que trabalhavam sob o comando do chefe da Casa Militar, Coronel Leão, ficou clara: "Já peguei várias autoridades com este equipamento." Mas, isso foi pouco quanto à atuação de Leão na arapongagem. 


O que chamou a atenção foi a varredura feita num flat às margens do lago Paranoá em Brasília em que o governador mantinha para encontros secretos, sabe se lá para que.


Agnelo mantém o Coronel Leão no cargo, mesmo após a divulgação de todo o material vazado, mostrando, agora, com o fechamento do inquérito, a briga pelo poder dentro da Polícia Militar de Brasília. 

Há mais de um mês, este inquérito foi concluído. Mas, às vésperas de uma promoção militar, onde os envolvidos poderiam ser beneficiados, vem à tona uma divulgação orquestrada sabe se lá de onde ou por quem.

Se houver culpado, tem que ser punido. Mas, que sirva de lição para o governador de que parede tem olhos e ouvidos.

retirado do Blog do Mino

29 comentários:

  1. PUBLICADO NO BLOG DO TEN. POLIGLOTA

    Dizem o dito popular que " a grama do vizinho é sempre mais verde do que a nossa". E qual o significado dessa expressão? Eu entendo que seja porque ao invés de você regar a sua própria grama se preocupa primeiro em olhar apenas para a que está ao lado, deixando o que deveria fazer em segundo plano ou esquecendo de fazê-lo. Portanto, essa matéria não poderia ter vindo em hora melhor. Devemos aprender com os nossos erros e nos espelhar nos acertos do vizinho. Certamente, dificilmente conseguiremos melhorar as coisas externas, prestação de um serviço de qualidade à sociedade, sem resolver, primeiramente, os assuntos internamente, motivação ao principal membro da segurança pública. Nota-se pela tabela acima que a diferença entre o topo e a base é abissal. Certa feita fiz uma postagem nas idas do antigo movimento, ainda comentando na RD, que para que esse abismo fosse diminuído que deveríamos diminuir também o número de graduações e postos dentro da instituição. Ou seja, quatro de praças (soldado, cabo, sargento e sub tenente) e quatro de oficiais (tenente, capitão, major e coronel), com um interstício que possibilitaria ao menos que o profissional de cada círculo chegasse a última graduação ou posto em no máximo 20 anos de carreira, podendo ser reduzido para 15. O percentual poderia ser assim disposto com relação ao vencimento do coronel: (Soldado 45%; Cabo 50%; Sargento 55%; Sub Tenente 60%; Tenente 70%; Capitão 80% e Major 90%). Confesso aos senhores que não fiz nenhuma conta em relação a essas percentagens e pode ser que alguns casos já correspondam a isso, ou mesmo acima disso. É apenas um devaneio que tive agora e resolvi expô-lo ao senhores. Fiquem à vontade para discordar, criticar ou melhorar. Essa discussão só denota que há muita coisa a ser feita e que ainda não alcançamos nada. Parafraseando os "papa charlies" que nossa valorização será proporcional a nossa luta. Portanto, para chegarmos a 100% essa reposição de 15,8% ainda está muito aquém, não é mesmo? Mas para isso temos que aumentar também o percentual de nosso engajamento. Não ganhamos nada ainda. Portanto, não é hora de abaixar a cabeça. A luta continua. E dia 09 de abril temos que mostrar isso na Praça do Buriti. Se a reunião for esvaziada o governo nos considerará por vencidos. Só depende de cada um de nós não demonstrar isso. Cada um é o seu próprio líder. Retroceder nunca, desistir jamais. Um abraço a todos.

    1º SGT INDIGNADO
    NMU

    ResponderExcluir
  2. TEN POLIGLOTA

    Bom dia caros colegas,

    gostaria de agradecer a imensa aceitação que está sendo essa matéria com diversas opiniões e, principalmente, a possibilidade dos companheiros visualizarem o quanto nossos problemas tem sido de ordem interna durante todo esses anos, décadas e porque não dizer, séculos, afinal, somos bicentenários.
    Esqueçamos nossos colegas da PCDF pois a disponibilização das tabelas referentes a eles foi meramente demonstrativa e comparativa para que todos entendeam o que é e como se faz justiça. As conquistas deles foram frutos de seus esforços e de sua união e isso precisamos nos espelhar, por mais que existam colegas contrários. Dai a César o que é de César!

    Mas minha passagem por aqui tem um cunho diferenciado nessa manhã. Todos os colegas e leitores viram, leram, debateram a criação de uma ASSOCIAÇÃO ÚNICA e os debates foram extremamente salutar e uma porta para o início da reconstrução foi aberta. Ciente estamos que essa idéia já vem de longe, fomentada pelo SindPM através de seus integrantes e que por alguma ou várias razões não seguiu adiante. Talvez até mesmo pelo contexto apresentado no momento, creio eu.

    Pois bem, o contexto agora é outro, as idéias são outras, o governo e comando são outros, enfim, tudo é diferente hoje. Quando o NMU e o Blog do Poliglota abriram espaços para a discussão não foi com a intenção de “roubar” a idéia de ninguém e muito menos se sobreporem a quem quer que seja. O fizemos com o intuito de que as categorias debatessem, analisassem e decidissem se seria viável a criação, sempre usando a primícias de que a decisão SEMPRE seria dos maiores interessados que são os integrantes das corporações.

    No entanto, o que tenho observado nos meios de comunicação direcionados a nós militares do DF são críticas, ofensas, ranços infundados e uma profunda falta de interesse por parte, principalmente, daqueles que sempre forram fiés à ideía. Creio que o maior interessado e idealizador dessa idéia deveria estar participando ativamente (SindPM) já que isso sempre foi uma vontade tácita deles e todos sabem disso.

    Tiro essa conclusão pela observação que fiz ao verificar na Comunidade Policiais Militares do Orkut a participação de quase 5 mil membros, e diga-se de passagem, todos direcionados ao SindPM e controlada por administradores do SindPM. Então questiono: se existe uma comunidade de 5 mil policiais e bombeiros, adeptas a idéia da criação de uma associação única, porque essa comunidade não cobra de seus membros a criação definitiva da associação?

    Muitos dirão “temos ideologias diferentes”! Mas e daí? A busca não é pela unificação de uma associação forte e sólida? O primeiro passo foi dado que foi o debate e a receptividade de todos. Então, porque não “mãos à obra?

     Tenente Poliglota

    ResponderExcluir
  3. 2ª PARTE -

    Outro ponto que queria colocar aos senhores refere-se às demais associações que existem.

    Vocês observaram os ataques em diversas delas sobre a possível criação de uma ASSOCIAÇÃO ÚNICA? Tem algumas que estão tremendo até agora e com certeza seus diretores não devem estar dormindo direito. Isso só porque o tema veio à tona com mais intensidade. Imagine se a criação seguir adiante? Será o caos e a loucura caminhando lado a lado.

    Não vejo que acabar com as demais seja a solução para a situação, mas é inevitável que a criação dessa ASSOCIAÇÃO ÚNICA, voltada exclusivamente para os interesses atuais das corporações e sem nenhum cunho eleitoreiro, político, individual e etc, vai automaticamente esvaziar as demais, desde que o trabalho a ser desenvolvido pela nova ASSOCIAÇÃO ÚNICA mostre resultados e não fuja de seu principal foco: A DEFESA DOSINTERESSES DAS CATEGORIAS, sejam jurídicos ou reivindicatórios.

    Associações vivem e dependem de sócios e sem eles jamais conseguirão sobreviver, isso é fato.Portanto, nobres amigos, peço desculpas pelo desabafo (e tem horas que precisamos disso) mas chega de hipocrisia e conversas fiadas de bastidores. A oportunidade está aí e cabe aos maiores interessados buscarem o aperfeiçoamento das idéias propostas pelos colegas e ir, definitivamente, à luta.

    Minha opinião pessoal foi e sempre será de que a criação da ASSOCIAÇÃO ÚNICA poderá abrir horizontes nunca imaginados.

    Direção, Presidencia, Comando, Chefia seja lá o que for, dependerá exclusivamente daqueles que tiverem o interesse e visão de melhorias. Se ninguém se manifestar, não tenham dúvidas de que o NMU, pela lealdade, competência e responsabilidade de seus membros não se isentará de buscar o melhor para as categorias, desde que, claro, assim elas decidam.

    Um grande abraço a todos e um bom dia.Obs; leiam atentamente essas tabelas e discutam em cima disso. É uma grande oportunidade EXPLÍCITA de todos realmente comprovarem que nossos problemas maiores estão aqui dentro de nossa sala.

    Tenente Poliglota...

    ResponderExcluir
  4. GDF estende a bombeiros e Detran bônus por apreensão de armas

    Sem regulamentação, norma ainda não tem previsão para entrar em vigor.
    Segundo a pasta, os valores pagos vão variar de R$ 400 a R$ 1,2 mil.

    A Secretaria de Segurança Pública informou que os servidores do Corpo de Bombeiros e do Detran também receberão gratificação em dinheiro por cada arma de fogo que recolherem nas áreas centrais de Brasília. Quando a medida foi anunciada, em fevereiro deste ano, a pasta disse que apenas policiais receberiam o bônus. Sem regulamentação, a norma ainda não tem previsão para entrar em vigor.

    De acordo com a pasta, os valores pagos vão variar de R$ 400 a R$ 1,2 mil. O maior bônus é para armas como fuzis e metralhadoras.
    O patrulhamento deverá contar com reforço de 250 policiais militares. Entre as áreas monitoradas estarão Parque da Cidade, Rodoviária do Plano Piloto e as quadras comerciais das asas Norte e Sul. A primeira fase, informou a secretaria, deve durar 45 dias.

    A bonificação faz parte da Operação Asas, que foi deflagrada com o objetivo de intensificar a prevenção de crimes em locais com grande circulação de pessoas. De acordo com o secretário Sandro Avelar, a gratificação é uma maneira de remunerar os policiais pela produtividade e a incentivá-los, já que as operações representam risco para eles.
    A secretaria informou que no ano passado os policiais recolheram cerca de 2,5 mil armas e que 80% delas eram pistolas. Também segundo a pasta, aproximadamente 80% dos homicídios que ocorrem no DF são praticados com armas de fogo.

    Postado por PRAÇA ATENTA

    ResponderExcluir
  5. ESSA CARTA FOI POSTADA EM MARÇO DO ANO PASSADO, MAS PARECE QUE FOI HOJE.

    Caros leitores, os POLICIAIS MILITARES e BOMBEIROS MILITARES vêm através desta, manifestar solidariedade com a população do Distrito Federal, que nesses últimos dias tem sofrido por conta do medo e insegurança que assolam nossas cidades. Somos solidários sim, até porque nós e nossos familiares estamos inseridos nesse contexto. Mas, devido à intransigência e não cumprimento das promessas de campanha feitas pelo atual governo estamos diminuindo o ritmo de trabalho na tentativa de conquistarmos respeito e dignidade por parte do GDF. .
    Esse é um processo inevitável rumo ao nosso reconhecimento e valorização que não pode ser adiado. Do contrário, essa bola de neve poderá si tornar uma grande avalanche com proporções incalculáveis. Sempre passamos por cima de nosso orgulho para melhor servir a sociedade, mesmo com o sacrifício da própria vida. Chega! Não agüentamos mais, pois policial e bombeiro militar desmotivado é segurança pública ameaçada. .
    Devido à natureza de nossas atribuições sempre fomos reprimidos e podados pelo Estado no que tange a lutar por nossos direitos. Porém, a natureza sempre dá o seu jeito. As águas transpõem todo e qualquer obstáculo a fim de seguir seu curso e esse mesmo processo está ocorrendo conosco.
    Estamos em “OPERAÇÃO PADRÃO”. O nosso sincero desejo é de restaurar a ordem e a tranqüilidade pública, no entanto, o GDF não nos deixa alternativa e tenta salvar a própria reputação manipulando os dados que comprovam o aumento da criminalidade, inventando que está tudo normal. A verdade é que não está. E você cidadão de bem já percebeu e sofre com essa situação.
    Portanto, contamos com seu apoio para cobrar do governo uma solução. Caso contrário, a sujeira continuará sendo varrida para debaixo do tapete, enquanto a sociedade estará sendo vítima da criminalidade que tem crescido de forma assustadora nos últimos dias como, furtos, roubos, seqüestros e diversas mortes.


    Policiais e bombeiros militares indignados, injustiçados e desmotivados.

    ResponderExcluir
  6. Senhoras e senhores acredito que muitos de nós estamos sendo injustos com nossos colegas, aqueles ditos "furões". Vejam bem. A nossa sociedade necessita de homens engajados para fazer sua segurança com qualidade. E, na atual conjuntura, por diversos fatores, muitos de nós não estamos com esse engajamento todo para serví-la como, realmente, merece. O que faz com que os nossos nobres colegas, descumprindo uma decisão tomada em assembléia, tentem a todo custo cobrir a nossa falta para não manchar a nossa honrosa instituição. Portanto, proponho que valorizemos mais a atitude desses notáveis policiais fazendo um apelo às primeiras sessões das unidades, sargenteantes, adjuntos, oficiais ou fiscais de dia, aqueles que escalam os oficiais, que possam dar uma atenção especial a esses nobres colegas, os colocando sempre na primeira linha de frente. O que quer dizer isso? Que em todas aquelas missões mais árduas, que requer mais empenho do profissional, nessas mega operações, serviços extras, e tudo mais que esses valorosos policiais possam ser sempre lembrados, pois, com profissionais assim, trabalhando com afinco, se desdobrando de todas as maneiras, não se importando com a opinião de uma classe inteira, que a sociedade necessita como guardião. A pena é que vai chegar um momento que eles vão se cansar e se tornarão um de nós. Cansados, desmotivados, desvalorizados e com a nítida impressão que alguém os estava fazendo de bobos. Mas, tudo nessa vida tem seu preço não é mesmo? Se o deles é menor que o nosso devemos parabenizá-los. Embora eu acredite que dentro de suas famílias eles devem ser mais injustiçados ainda, pois muitos desses parentes não devem compreender a devoção deles pela sociedade e pela sua profissão. Que pena não é mesmo. Vibram na rua e são trocados por um vibr... em casa. Portanto, repito, aos escalantes que não deixem de valorizar esses homens e não esqueçam seus nomes porque são eles que engrandecem a arte de se fazer segurança. E outra coisa, nada de serviço voluntário para eles. Isso é para tartaruga que não quer nada com nada. Quem quer trabalhar além daquilo que nem lhe pagam deve ser agraciado com serviço sempre extra, e de preferência com término eventual. Assim ficarão felizes de trabalhar mais ainda. Com certeza os senhores os farão mais motivados e valorizados, e o resto da maioria que continue na sua Operação Martinho da Vila. Pois o lema neste momento deve ser, “trabalho para quem quer trabalhar e descanso para quem quer tartarugar”. Não se esqueçam disso. E tenho dito

    ResponderExcluir
  7. A cada dia essa cúpula da secretaria de segurança faz uma trapalhada. Está na cara que a extensão dessa natimorta gratificação nada mais é do que um melzinho na chupeta dos já tão sofridos policiais e bombeiros e agregado oss agentes do Detran só para não perder a viagem.

    A hora que as cabeças pensantes do gdf entenderem que o único caminho para restabelecer a segurança pública de Brasília só virá com a valorização dos policiais e o cumprimento das 13 promessas do governador, aí a coisa mudará de figura.

    Mas como 2014 está bem aí, batendo à porta, eles acham que estão no controle. Na verdade estou com pena desse governo kkkkkkkk. Quem viver, verá!

    ResponderExcluir
  8. Quem deveria fazer algo pela seg. de Brasília não faz nada,

    agora querem gratificar bombeiro e Detran por arma apreendida.
    Quem vai treinar os bombeiros as técnicas de abordagem ?

    Portaria IRRESPONSÁVEL só vai por em risco a vida dos bombas.

    Agora os pebas quando ver um bomba ou Detran vão achar que eles vão dar o bote neles, o que colocará os coitados em risco a

    A maioria dos bombas e Detran não portam armas.

    Se os PM's não receberam nada destas apreensões , pois não foi regulamentado ainda, esta e mais uma maquiagem de defunto.



    ELIOMAR RODRIGUES
    NMU

    ResponderExcluir
  9. Será acham que vão baixar a ecriminalidade com bombeiro e Detran o governo tá desesperado .

    ResponderExcluir
  10. SOU POLICIAL MILITAR E TENHO VERGONHA DO QUE ACONTENCE COM A SEGURANÇA EM BRASILIA, E MAIS ESSA, TIRAR ARMAS DE CIRCULAÇÃO É UMA OBRIGAÇÃO TANTO NOSSA QUANTO DA POLICIA CIVIL, PAGAR É UM ABSURDO, AGORA INSTENDER AO DETRAN, AGORA VIRAM POLICIA?ELES NÃO PODEM FAZER ABORDAGEM SENHOR SECRETARIA!

    Casio Magalhães

    ResponderExcluir
  11. É um cada uma que aparece isto só demonstra o quanto o gdf tá desesperado e não consegue baixar os índices de criminalidade.
    Esta gratificação é um ilegal e humilhante para o policial , AGORA ESTENDER PROS BOMBEIROS E DETRAN ??

    ResponderExcluir
  12. EU ACHO QUE DA SIM PRO BOMBEIRO ABORDAR , FAZER BUSCA , IMOBILIZAR , APREENDER ARMA E PRENDER O CRIMINOSO .

    PM TEM .40 -
    BM TEM EXTINTOR

    PM TEM GÁS DE PIMENTA
    BM TEM GÁS DE C02 ( apaga fogo )

    PM TEM CASSETETES
    BM TEM MANGUEIRAS

    PM DÁ MATA-LEÃO
    BM FAZ MASSAGEM CARDÍACA

    PM TEM ARMA DE FOGO
    BM APAGA FOGO

    PM TEM COLETE BALISTICO
    BM TEM COLETE REFLETIVO

    PM TEM ALGEMAS
    BM TEM COLAR CERVICAL

    CARANGUEJO TEM COCÔ NA CABEÇA ,
    QUEM TEVE ESTA IDÉIA TAMBÉM !


    ResponderExcluir
  13. Os próximos que ganharão gratificação por apreensão de arma.

    1. Defesa Civil
    2. Escoteiros
    3. Vigilantes
    4. Motorista de ônibus
    5. Gari
    6. Ibama
    7. Time de futebol
    8. Empacotador de mercado
    9. Aluno de colégio
    10. Funcionário do zoológico
    11.
    12.
    13.


    O governo acha que porque o cara tem um uniforme , pode sair prendendo os outros.

    Eu não acrédito que eu ajudei a botar este PT no poder.

    COMO TEM PTISTA BURRO.


    ELIOMAR RODRIGUES
    NMU

    ResponderExcluir
  14. - Luto GTOP é chegar em casa e não achar comida;
    - Luto GTOP é ser arrochado no quartel e ainda assim fazer nome de comando;
    - Luto GTOP é deixar de cumprir deliberações da maioria em detrimento de suas vontades pessoais;
    - Luto GTOP é querer mostrar o que não é;
    - Luto GTOP é achar que são diferentes dos outros;
    - Luto GTOP é aceitar migalhas de um governo que agora execra e destrói seu grupo impiedosamente.
    Não sejam hipócritas. O que voces precisam é vergonha na cara, união e respeito aos seus próprios companheiros.
    EX GTOPIANO

    ResponderExcluir
  15. Fatalidade ou consequência do descaso com os agentes da Segurança Pública? Desde que procedeu esse fatídico acontecimento que, diga-se de passagem não é a primeira vez que acontece, mas que esperamos que seja o último, que vários "especialistas" começaram a dar os seus "pitacos". Uns aos exprimirem suas opiniões até parecia que estavam no local, na hora exata do acontecimento, e que até mesmo dentro da mente daquele policial, pois até a intenção dele eles já sabiam. Nunca vi tanta hipocrisia em tão curto espaço de tempo. Não estou aqui para defender ou acusar ninguém,e em um caso como esse que envolve não só a família desse jovem rapaz que, lamentavelmente, se foi, mas também a de policiais que com certeza não queriam esse desfecho, a prudência é o melhor caminho. Dar uma de especialista agora não ajudará em nada e fazer pré julgamentos muito menos. Agora certos questionamentos devem ser feitos. O que levou a esse fato trágico? Os envolvidos estavam em condições psicológicas de prestar aquele serviço? E essas condições são verificadas quando entram de serviço? Qual o nível de estresse que estavam vivendo ultimamente? Houve tempo suficiente de descanso entre um serviço e outro? Quando foi o último treinamento com armamento que passaram? Fazem treinamento de tiro rotineiramente? Se não fazem, como cobrar precisão desse profissional e de tantos outros? E quanto aquele tipo de situação, foi passado para aqueles policiais ou aos demais de forma geral como agir? O próprio 01 ao ser questionado ao vivo sobre isso titubeou na resposta. Ora, então quer dizer que apenas nos tachar de profissionais, que temos treinamento e instruções para isso ou aquilo nos torna infalíveis? Se até os juízes erram, imagine um mero e mortal policial militar. E qual a solução para que esse tipo de tragédia não volte a acontecer? Apenas procurar os culpados para esse tipo de consequência é a solução? Generalizar e colocar a população contra esses profissionais de segurança pública que estão procurando serví-la mesmo com todas as dificuldades é o melhor caminho? E quanto as causas? Quantas vidas mais terão que ser sacrificadas para a busca de uma solução? Só é cego que não quer ver. São tantas indagações que um livro seria pouco para escrever. Que Deus possa confortar a família daquele rapaz e que tenha misericórdia daqueles que só sabem fazer pré julgamentos e achincalhar. Quanto ao policial e seus companheiros que a justiça seja feita, pois o pior já aconteceu na vida desses profissionais, que é a dor de estar passando por uma situação como essa. Os meus sentimentos a todos.

    1º SGT INDIGNADO

    ResponderExcluir
  16. POSTADO NO BLOG DO POLIGLOTA

    Quero primeiramente parabenizar o autor do texto pela perspicácia colocada em seu texto. Sei que não é momento para elogios, mas a vida deve continuar e quem merece deve recebe-lo. Em segundo momento quero me solidarizar com a ideia posta pelo 1º SGT tartaruga e propor sim uma coleta em apoio, tanto à família do jovem vitimado quanto para o policial. Proponho que seja feita uma arrecadação (sacolinha) no dia de nossa reunião geral, 09 de abril, onde alguém mais próximo desse policial ficasse responsável para recolher e entregar o arrecadado para ambas as famílias. Sendo que a divisão seria pela metade. Sabemos que o dinheiro não restabelecerá o que foi perdido, mas poderá amenizar as dificuldades financeiras que com certeza hão de vir. Fica a dica que espero que reforcem através de seus comentários.

    1º SGT INDIGNADO

    ResponderExcluir
  17. CADÊ AS ASSOCIAÇÕES? POR QUE QUE ELAS MESMAS NÃO FAZEM ISSO? SE CADA UMA RETIRAR APENAS 1 POR CENTO DE SUAS ARRECADAÇÕES JÁ SERIA O SUFICIENTE PARA ESSA AJUDA. ALIÁS, CADÊ O TAL DE MOVIMENTO ÚNICO QUE ERA FORMADO PELA ASSOCIAÇÃO DO PATO, DO RONER, DO JOSENY, DO ROSEVELT E OUTROS? POR QUE NÃO SE MANIFESTAM TAMBÉM? AGORA TODO MUNDO FICA CALADO, POIS ISSO NÃO LHES TRARÁ DIVIDENDOS POLÍTICOS, NÃO É MESMO? E A TAL DA ASPRA? CADÊ VOCÊS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Policial militar disse...
      Ao colega das 20:44, "Por que não se manifestam"?, não entendi, o texto acima é a manifestação da RD! Justifique sua crítica de forma coerente e sem ataques pessoais.



      Roner Gama

      Falei a respeito da ajuda financeira ao colega que se envolveu nessa ocorrência, pois em outros espaços virtuais já estão se movimentando sobre isso, mas quanto as associações, até agora não vi nada nesse sentido. Entendeu?

      Excluir
  18. CORREIO BRAZILENSE - 07/04/2013
    - Pai de diarista também morreu baleado por engano por policiais militares -
    Ao ler a reportagem sobre a morte do jovem José Chaves Alves Pereira, a diarista Elizabeth Assis de Oliveira, 47 anos, não conteve as lágrimas. “Foi como entrar em um túnel do tempo. Voltei 20 anos, quando assisti às notícias da morte do meu pai. Aconteceu a mesma coisa. Ele voltava do trabalho, o carro foi confundido e ele morreu com disparo de policiais”, conta Elizabeth.
    As semelhanças entre os dois casos impressionam. Em uma sexta-feira de 1994, Aílson de Oliveira Santos, 50 anos, saiu do trabalho, no Ministério da Justiça, por volta das 20h. Ele e dois amigos seguiam para Samambaia, em uma caminhonete, quando passaram por uma viatura parada no acostamento. “Dispararam da mesma forma, logo depois de o carro passar. Confundiram o veículo, e meu pai morreu na hora. A única diferença é que, no caso do meu pai, a viatura da PM estava descaracterizada”, conta a diarista.
    RESPONDENDO A MATÉRIA ACIMA:
    Nesta data a 2ª CPMInd (Samambaia) era comandada pelo Maj Ribeiro e 26º DP pelo Del. Lázaro, naquela época era comum as Operações (chamava-se arrastões) em conjunto (PM/PC).
    O fato narrado pela reportagem ocorreu na QR 512, a vítima estava com um colega numa caminhoneta F.1000 e foi ALVEJADA POR POLICIAIS CIVIS (não citarei os nomes) lembrou-me que o Delegado queria recolher as armas dos PM's para o exame balístico, o que não foi permitido pelo Maj Ribeiro, pois estava claro a autoria.
    Todos os PMs lotados na 2ª CPMInd naquela data, talvez ainda lembram deste fato.

    ResponderExcluir
  19. Lembrou-me, leia-se lembro-me.

    ResponderExcluir
  20. A que ponto chegou a hipocrisia humana onde para se dar uma "dita" resposta à sociedade o chefe maior do executivo, simplesmente, joga na lama uma instituição inteira e se exime de suas verdadeiras responsabilidades. E eu pergunto, como melhorar o rendimento ou qualidade de uma empresa se os seus empregados não são valorizados, motivados; onde o patrão ao invés de tentar reverter isso, simplesmente, os desmotiva de vez não cumprindo o que prometeu, além de deixá-los a própria sorte? E você sociedade, como resolver os seus males desqualificando, denegrindo e jogando no limpo, aqueles que estão diuturnamente tentando fazer isso e protege-la? É sensato fazer com que todos percam a fé nos servidores de segurança pública? E quanto a esses, é inteligente fazer com que eles mesmos percam essa fé? O que trará de proveito com esse tipo de atitude? Os malfeitores batem palmas para aqueles que ignoram esses fatores. Se já está ruim imagine se esse descaso levar à desmotivação crônica ao seio dessas categorias? Já pararam para pensar nisso? Em países sérios os erros não são acobertados, mas também não são usados para fazer sensacionalismos. Eles são individualizados como realmente deve ser feito, e não fazem conforme é pregado aqui nas casernas, em que o erro de um é pago por todos. Santa ignorância em pleno século 21. Somos responsáveis pelos nossos próprios atos e é assim que deve ser, e não generalizar conforme estão fazendo. Embora esse suposto erro não deve de fato ser dividido apenas por esse policial que está morto em vida, pois esse ato só se originou devido a uma sucessão de erros, onde a inércia e a falta de responsabilidade por parte de alguns gestores vem contribuindo para esse tipo de situação e aumentado ainda mais o descrédito na segurança pública. Ficam aqui esses apontamentos apenas para reflexão.
    E DIA 09 DE ABRIL A PARTIR DAS 09 H NA PRAÇA DO BURITI QUE AQUELES QUE TÊM BRIO E AMOR PRÓPRIO POSSAM COMPARECER PARA JUNTOS PEDIRMOS UM BASTA NESSES DESACERTOS. MAS PARA AQUELES QUE NÃO ACREDITAM QUE AS COISAS PODEM MUDAR, EMBORA ACREDITE QUE TEM MUDADO SIM, MAS A PASSOS LENTOS, QUE CONTINUEM NA SUA ZONA DE CONFORTO, POIS A PRESENÇA PODERÁ CONTAMINAR A FÉ E GARRA DAQUELES QUE QUEREM REALMENTE SEREM VALORIZADOS. OBRIGADO.


    1º SGT INDIGNADO
    NMU

    ResponderExcluir
  21. Dizem o dito popular que " a grama do vizinho é sempre mais verde do que a nossa". E qual o significado dessa expressão? Eu entendo que seja porque ao invés de você regar a sua própria grama se preocupa primeiro em olhar apenas para a que está ao lado, deixando o que deveria fazer em segundo plano ou esquecendo de fazê-lo. Devemos aprender com os nossos erros e nos espelhar nos acertos do vizinho. Certamente, dificilmente conseguiremos melhorar as coisas externas, prestação de um serviço de qualidade à sociedade, sem resolver, primeiramente, os assuntos internamente, motivação ao principal membro da segurança pública. Esse entendimento só denota que há muita coisa a ser feita e que ainda não alcançamos nada. Parafraseando os "papa charlies" que nossa valorização será proporcional a nossa luta. Portanto, para chegarmos a 100% essa reposição de 15,8% ainda está muito aquém, não é mesmo? Mas para isso temos que aumentar também o percentual de nosso engajamento. Não ganhamos nada ainda. Portanto, não é hora de abaixar a cabeça. A luta continua. E dia 09 de abril temos que mostrar isso na Praça do Buriti. Se a reunião for esvaziada o governo nos considerará por vencidos. Só depende de cada um de nós não demonstrar isso. Cada um é o seu próprio líder. Retroceder nunca, desistir jamais. Um abraço a todos.

    1º SGT INDIGNADO
    NMU

    ResponderExcluir
  22. Quero parabenizar a você Roner Gama pela sua postura sempre democrática e voltada para o interesse das categorias. Você diferente dos demais não se abala com criticas e procura sempre se utilizar da razão no lugar da emoção. Tanto que os comentários postados em sua rede, doa a quem doer, até mesmo com críticas a sua pessoa, não são ignorados e postados com tamanha imparcialidade. E mesmo aqueles comentários que vem dos ditos adversários são publicados, pois demonstra com sua atitude que o mais importante é a causa das categorias. Continue assim que certamente o que está fazendo será visto e reconhecido por todos, mesmo que não queira. A verdade sempre teima em aparecer. Quem viver verá. Parabéns mais uma vez.

    1º sgt consciente ou também, 1º SGT INDIGNADO

    OBS.: Fiz esse comentário na RD em tom totalmente irônico, pois ao postar certos comentários lá, a título de informação, ao me identificar o mesmo não os publica. O escrevi e mudei a identificação na intenção que ele publique e que todos tirem suas próprias conclusões, pois o momento deveria estar voltado para as causas das categorias e não para picuinhas pessoais.

    ResponderExcluir
  23. COMENTÁRIO DO JABÁ NO FACEBOOK
    "Trabalhar com a verdade acima de tudo este é o meu zelo com as categorias,eu avalio a política com serenidade e sensatez,faço-a com a razão e não com a emoção."
    TEM CERTEZA MESMO QUE "VERDADE ACIMA DE TUDO" DEPOIS DE VOCE ABANDONAR SEUS COMPANHEIROS EM TROCA DE PROJEÇÃO PESSOAL E PARA SE ALIAR A UM TRAIDOR? NÃO SEJA HIPÓCRITA JABÁ, SABEMOS MUITO BEM QUEM VOCÊ É.

    ResponderExcluir
  24. Vejam senhores, hoje em conversa com um colega de trabalho e ao convidá-lo para a nossa reunião geral amanhã na Praça do Buriti a partir das 09 h, o mesmo disse que, devido ao fatídico acontecimento recente e diante da postura da mídia e de alguns da sociedade denegrindo ainda mais a nossa corporação, achava ele que a nossa presença naquela praça reivindicando o cumprimento daquilo que nos foi prometido poderia aumentar ainda mais a imagem negativa da instituição e que também seria uma falta de consideração com o sofrimento do companheiro envolvido nesse fato. O que de pronto o respondi dizendo que se hoje estão nos execrando dessa forma é exatamente pela nossa falta de postura, falta de união e que diante de um caso como esse o que deveria ser feito era rebater a difamação que querem nos imputar, pois aquele que cala diante de uma situação dessas de fato consente, não havendo o que contrapor depois. Sabemos de nossas responsabilidades e que não devemos defender os erros alheios, mas agir como covardes e deixar nos difamarem como se fôssemos de fato despreparados, pouco profissionais, jogando por terra a imensidão de bons serviços prestados a essa sociedade, que de dia nos jogam pedras e que a noite nos clama, isso não se pode aceitar de forma alguma. E essa postura deveria partir do soldado mais novo ao coronel mais antigo, pois aquele que se conformar com isso sem se indignar, não merece estar nessas fileiras, e sim, mudar de lado. Portanto meus amigos, colegas, conhecidos e outros, amanhã será mais uma oportunidade de você mostrar que tem valor, que merece mais do que isso que nos foi oferecido e que não concordará com o descumprimento daquilo que foi lhe prometido. Parafraseando a fala de certo parlamentar que, ninguém é obrigado a prometer, mas se prometeu que se cumpra. Não vamos deixar que se invertam os valores, onde pessoas honradas (policiais e bombeiros militares) por acreditar na palavra de um homem (governador) hoje é que são acusados por ter acreditado nele, como se errados fossem. Uma clara e flagrante inversão de valores.
    Então, espero que aqueles que são conscientes de que as coisas, embora não tenham acontecido da forma que se queria, mas que poderiam estar piores se não estivéssemos nos mobilizado por tanto tempo, que continue empunhando essa bandeira. E para aqueles que acham que nada mudou, eu concito que faça como eu e os demais do grupo (NMU), que reverta o que ganhou para as causas de sua categoria, porque no momento em que assumimos de que éramos contra aquilo que nos foi ofertado (os duzentão), a nossa postura foi de aplicar esses valores em algo que realmente acreditamos. Desejo a todos uma boa noite e que São Pedro nos brinde amanhã com um dia ensolarado, com uma temperatura amena e bastante agradável.

    1º SGT INDIGNADO
    NMU

    ResponderExcluir
  25. SEGUNDA-FEIRA, 8 DE ABRIL DE 2013

    CAMPANHA DE COOPERAÇÃO COM UM COLEGA PMDF.
    segunda-feira, abril 08, 2013 Policial militar
    Prezados colegas,

    Hoje falei com o colega envolvido na ocorrência fatídica do dia 04/04. Seu estado emocional, como não poderia deixar de ser diferente, está abaladíssimo e coloquei ao mesmo a solidariedade dos integrantes da corporação com sua causa.

    O mesmo solicitou que fosse divulgado aos companheiros que ele já procurou um advogado e que a causa criminal ficou em 50 mil reais. Para isso foi aberta uma CONTA POUPANÇA no BRB para que aqueles que puderem contribuir auxiliando-o que o façam.

    Segue abaixo os dados da conta:


    AGÊNCIA: 203

    CONTA POUPANÇA: 009.768-8- BRB.

    NOME: ELIANO



    COMENTO

    Independente do juízo de valor que você fez ou esteja fazendo do companheiro , colabore. Hoje foi ele, amanhã poderá ser um de nós.

    Roner Gama

    A PESSOA QUE FEZ ESSE CONTATO É O TEN. POLIGLOTA. SE NÃO TEM VAIDADES E É REALMENTE UMA PESSOA SENSATA RONER GAMA, ACEITE ISSO E DEMONSTRE QUE PARA UMA BOA CAUSA AS VAIDADES E DIFERENÇAS DEVEM SER POSTAS DE LÁ, POIS POSTEI ONTEM EM SUA REDE SEM A IDENTIFICAÇÃO DE QUEM O ESCREVEU E, BINGO, VOCÊ PUBLICOU. SERÁ QUE O FARIA SE SOUBESSE QUEM FOI?

    PRAÇA ATENTA

    ResponderExcluir
  26. Anônimo9 de abril de 2013 18:22
    Ten poliglota conversei com alguns colegas do 13º bpm em Sobradinho e para minha surpresa todos alegaram que nao sabiam da assenbleia de hoje repito o que falei pra voce temos que melhorar e muito a divulgação de nossas assembleias o que eu ouvi dos colegas foi que nem todo mundo acessa o blog lamentavelmente forte abraço jesus o abençoe sempre.

    Responder


    Caro Anônimo9 de abril de 2013 18:22, quero fazer uma defesa a esse respeito. Na última sexta-feira foram encaminhados ao 13º BPM, através de um amigo, quase trezentos panfletos. O mesmo me garantiu que entregou uma parte deles e outros foram deixados em áreas do batalhão que todos teriam acesso. Se alguns policiais viram e não deram importância isso é outros quinhentos. Ainda mais que esses panfletos não passavam de uma materialização daquilo que todos já sabiam. Lembram? Essa reunião foi marcada pelas categorias na nossa última reunião em março. Ou seja, há mais ou menos um mês que a reunião de 09 de abril está sendo falada e comentada no nosso meio. Portanto, com o perdão da expressão, que isso é desculpa para se tentar justificar o injustificável. Tanto que muitos dos que estiveram na reunião no mês de março, que levantaram a mão referendando essa reunião de hoje, que também não compareceram. Então, na atual conjuntura não se trata mais de desinformação. Talvez falta de compromisso ou outro fator qualquer, mas desinformação não. Mas esteja certo que aqueles que estiveram lá o representaram muito bem, pois se você estivesse estado lá e feito essa indagação, de pronto teria a resposta. Não foi um contingente expressivo, mas um número legítimo de pessoas preocupadas com sua categoria e cientes que estavam fazendo sua parte. E não tenho dúvidas que foi graças a perseverança e insistência dessas valorosas pessoas que sempre estão presentes, que bem ou mal, você teve implementado esses míseros duzentos reais a mais em seu contracheque e essa esmola de cinco por cento ao ano que dizem ser reajuste e que será anexado posteriormente. Pode ter certeza que sem essa luta nem isso teríamos. E antes que alguém me jogue pedras dizendo que estou querendo atribuir a mim ou a qualquer outro do grupo a titularidade para essas ditas "conquistas" eu reafirmo que, tudo que for conseguido de positivos para todos será um legado das categorias e, tudo que não foi o não for, podemos atribuir ao egoísmo, falta de empenho e vaidade de alguns. Mas quem disse que seria fácil. Portanto, quem estiver satisfeito que siga o seu rumo e continue na sua zona de conforto, mas sem tentar desvirtuar aqueles que realmente querem ser valorizados, que tem vergonha na cara e jamais aceitará serem enganados por quem quer que seja. A cada dia que passa e o governo nem se quer acena em busca de alguma solução para o mostro que ele mesmo criou, a "desmotivação" no seio das categorias, que aumenta ainda mais a minha indignação. Mas como sou um pessoa perseverante acredito que mais cedo ou mais tarde as coisas vão mudar, e pra melhor. E não será no tempo deles como muitos apregoam por aí. Será no tempo do nosso Poderoso Deus, e tenho dito. Boa noite e,posteriormente, os senhores terão maiores detalhes sobre a reunião de hoje.

    1º SGT INDIGNADO
    NMU

    ResponderExcluir
  27. RETIRADO DO ORKUT

    Myles . - 31 minutos atrás

    Reconhecer a derrota faz parte do processo de amadurecimento da Categoria.

    O duro para vocês, é que reconhecendo a derrota, necessariamente é preciso entendê-la, e o ponto chave desta derrota, é que vocês convocaram um movimento de forma oportunista, se aproveitando do desespero da categoria, em nenhum momento vocês dialogaram de forma leal com a base reconhecendo a limitação em todos os sentidos que vocês possuíam, possuem e continuam a possuir.

    Eu pergunto a você cara, o que foi feito nesses movimentos atuais de diferente dos movimentos do passado?

    No meu ponto de vista, nada.

    O Governo não temia a Aspra, pois sabia que bastava arroxá-la no que tange a caçar o seu desconto em folha, e tudo se resolveria, pois os interesses desta apodrecida associação de longe não é representar de forma digna e com qualidade a categoria.

    Era preciso virar uma página na história de mobilização da categoria, propondo renovações de práticas e ações.

    Eu não quero condenar vocês a nada, mas sinceramente queria que vocês assumissem a derrota, e as falhas. Sem essa de recorrer a pensamentos desgarrados da realidade, para assim desesperadamente nutrir algum tipo de esperança e confiança nesse movimento que já ACABOU.

    Por fim cara, te peço encarecidamente, não joguem na lata do lixo o sonho de uma Associação Única, parem para refletir, deixem de agir pela emoção, vão pescar. Deus que detém todo o poder que se possa imaginar, levou 7 dias para criar o mundo, então, não cabe ficar nutrindo essa tola esperança que iremos mudar a nossa angustiante realidade tão facilmente.

    O debate da Associação Única é amplo, e deve ser de forma insistente e coerente, necessariamente ele passa pelo questionamento das demais associações, em especial a Aspra que vcs ingenuamente levantaram o nome, quando na verdade deveriam ter feito a categoria refletir sobre funcionalidade desta associação.

    A categoria já dá sinais claros que não está mais disposta a ser enganada, a ser usada, a ser iludida. É preciso que sejam estabelecidos projetos claros e objetivos, ações pontuais, projetos a serem perseguidos não só em um, dois Governos, mais enquanto for necessário para sua implementação.

    E AÍ ASPRA, SANSÃO E JOÃO DE DEUS, O POLIGLOTA FEZ UM COMENTÁRIO GENÉRICO E VOCÊS ESTÃO AMEAÇANDO PROCESSÁ-LO. E QUANTO A ESSE MENINO METIDO A INTELECTUAL DE SUBÚRBIO? ELE ACABA DE DE CHAMAR A ASPRA DE APODRECIDA? VÃO DEIXAR BARATO OU O PROBLEMA SEUS É SÓ COM O POLIGLOTA?

    ResponderExcluir
  28. RETIRADO DO ORKUT ESSA NOTA ONDE ESSE MENINO MANDA UM RECADO AO NMU E ACHINCALHA A ASPRA

    Myles . - 31 minutos atrás

    Reconhecer a derrota faz parte do processo de amadurecimento da Categoria.

    O duro para vocês, é que reconhecendo a derrota, necessariamente é preciso entendê-la, e o ponto chave desta derrota, é que vocês convocaram um movimento de forma oportunista, se aproveitando do desespero da categoria, em nenhum momento vocês dialogaram de forma leal com a base reconhecendo a limitação em todos os sentidos que vocês possuíam, possuem e continuam a possuir.

    Eu pergunto a você cara, o que foi feito nesses movimentos atuais de diferente dos movimentos do passado?

    No meu ponto de vista, nada.

    O Governo não temia a Aspra, pois sabia que bastava arroxá-la no que tange a caçar o seu desconto em folha, e tudo se resolveria, pois os interesses desta apodrecida associação de longe não é representar de forma digna e com qualidade a categoria.

    Era preciso virar uma página na história de mobilização da categoria, propondo renovações de práticas e ações.

    Eu não quero condenar vocês a nada, mas sinceramente queria que vocês assumissem a derrota, e as falhas. Sem essa de recorrer a pensamentos desgarrados da realidade, para assim desesperadamente nutrir algum tipo de esperança e confiança nesse movimento que já ACABOU.

    Por fim cara, te peço encarecidamente, não joguem na lata do lixo o sonho de uma Associação Única, parem para refletir, deixem de agir pela emoção, vão pescar. Deus que detém todo o poder que se possa imaginar, levou 7 dias para criar o mundo, então, não cabe ficar nutrindo essa tola esperança que iremos mudar a nossa angustiante realidade tão facilmente.

    O debate da Associação Única é amplo, e deve ser de forma insistente e coerente, necessariamente ele passa pelo questionamento das demais associações, em especial a Aspra que vcs ingenuamente levantaram o nome, quando na verdade deveriam ter feito a categoria refletir sobre funcionalidade desta associação.

    A categoria já dá sinais claros que não está mais disposta a ser enganada, a ser usada, a ser iludida. É preciso que sejam estabelecidos projetos claros e objetivos, ações pontuais, projetos a serem perseguidos não só em um, dois Governos, mais enquanto for necessário para sua implementação.

    E AÍ ASPRA, SANSÃO E JOÃO DE DEUS, O POLIGLOTA FEZ UM COMENTÁRIO GENÉRICO E VOCÊS ESTÃO AMEAÇANDO PROCESSÁ-LO. E QUANTO A ESSE MENINO METIDO A INTELECTUAL DE SUBÚRBIO? ELE ACABA DE CHAMAR A ASPRA DE APODRECIDA? VÃO DEIXAR BARATO OU O PROBLEMA DE VOCÊS É SOMENTE COM O POLIGLOTA?

    ResponderExcluir