quarta-feira, 27 de março de 2013


Seria esse o momento da criação de uma ASSOCIAÇÃO ÚNICA?


Prezados (as) Senhores(as) Policiais e Bombeiros(as) Militares do DF,

Nos últimos dias temos recebidos muitos emails, telefonemas com assuntos diversos, mas que um tem se destacado. Muitos colegas têm sido enfáticos sobre a criação da tão sonhada ASSOCIAÇÃO ÚNICA DE POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES. Depois de uma conversa reservada com o grupo do NMU chegamos à conclusão que de fato precisamos mudar as estratégias, sob o risco de entrarmos mais um ano sem qualquer perspectiva no que se refere ao alcance do que as categorias almejam.
Muitos foram os pedidos para colocarmos em discussão essa ideia e, como sempre a ponderação foi e sempre será o mecanismo usado pelos interlocutores do NMU para que toque adiante projetos importantes em relação às categorias, pois informar e ouvi-las são prerrogativas a qual não abrimos mão em situação alguma, resolvemos expor esse assunto agora.

No nosso entendimento (NMU), para a criação de uma ASSOCIAÇÃO ÚNICA DE POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES alguns valores precisam ser agregados tais como União, Engajamento, Independência, Luta e Representatividade, sob pena de incorrermos nos mesmos desacertos que tantas outras associações insistem em continuar cometendo. Os erros devem servir de exemplo e também mitigados.

Diante desse contexto sugerimos que essaASSOCIAÇÃO deva estar voltada, exclusivamente, para o policial e o bombeiro militar, principalmente, no quesito representatividade jurídica. As fórmulas de entidades associativas existentes achamos que devem ser postas de lado, como é o caso de oferecimento de cortes de cabelo, caminhões de mudança, assistência à saúde, aquisições de lotes, empréstimos consignados e etc. (o que gera um ônus desnecessária ao contribuinte), devendo abarcar causas mais importantes, mais abrangentes e de cunho coletivo.

Compreendemos que para um trabalho sério e voltado aos interesses da coletividade, o fator organizacional torna-se algo essencial somando-se a outros como a independência política e financeira dessa organização. Portanto, entendemos que não se pode, sob nenhuma ótica, estar ligada a outras entidades representativas, partidos políticos ou políticos, apesar de sabermos que a interação e a política faz parte de qualquer processo de mudanças. O que precisamos entender é que essa nova forma de representação (associação única) deve ser totalmente, independente, pois a subserviência a quem quer que seja, acabaria a colocando no mesmo patamar de outras tantas associações já existentes.

O fator financeiro é outro tema relevante e complexo, pois apesar de ser de suma importância, em alguns casos tende a acabar por corromper valores e pessoas. Por esta razão, cremos que o principal ponto para a instituição de uma ASSOCIAÇÃO ÚNICA DE POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES seria a não remuneração de seus diretores, onde seria prestada apenas uma ajuda de custo a esses quando do desempenho de atividades que atendam a assuntos de interesse das categorias. E quanto às contribuições dos associados elas poderiam ser de forma voluntária e simbólica. Quanto aos valores isso poderia ser definido em assembléia (mecanismo utilizado por associações para tratar de temas diversos) onde esse e outros temas estariam sendo discutidos de forma democrática.

Queremos deixar bem claro que esse assunto está sendo posto em discussão devido à grande insistência dos vários colaboradores que nos procuram e, por conseguinte, seguindo a máxima que somos apenas os interlocutores das categorias e que somente a elas devemos conta, o tornamos público para que os verdadeiros interessados possam dar o seu parecer.

Portanto, em consideração aos vários colegas que nos ligaram e utilizaram dos diversos meios de correspondências, resolvemos colocar uma enquete no blog para que todos opinem e deem suas sugestões, a qual permanecerá por 30 dias (até 27/04/2013).

Peço-vos que utilizem esse tópico tão somente para o assunto em pauta e após a finalização da enquete divulgaremos os resultados.

Respeitosamente,

NOVO MOVIMENTO UNIFICADO – PM/BM

10 comentários:

  1. Voce tem razão no que fala companheiro, mas esquece-se de um detalhe.A Aspra e a CABE andam de mãos dadas ha muito tempo e nenhum de seus presidentes vai querer abrir a prerrogativa de "entregar" o filé.mesmo com uma chapa quente a probabilidade de falcatruas é enorme e você já se perguntou por que o presidente da aspra nunca deixou de ser presidente? simples, só não enxerga quem não quer.passe um dia em frente a aspra e veja o tanto de reformados que ficm lá o dia todo babando o João de deus.e as viagens de "turismo' que sempre fazem? a maioria são reformados e da reserva.mudar filosofia é até fácil de fazer, mas mudar atitudes de canceres em estado terminal, SÓ MILAGRE! e te digo mais meu amigo, confiança é igual papel amassado: NUNCA MAIS RETORNA AO SEU ESTADO NATURAL. o policial hoje preferiria começar do ZERO do que levar consigo qualquer vestígio de um fracasso anunciado. ninguém consegue penetrar nesse universo chamado ASPRA e CABE, vide eleições passadas recentes e entenderá. a idéia não é ruim, mas é um tanto direcionada. a aspra está morta há muito tempo, só esqueceram de enterrá-la, fui.

    ResponderExcluir
  2. SÓ PARA REFORÇAR O COMENTÁRIO DO ANONIMO DAS 19:40 COPIADO DO SITE DA ASPRA

    E por quê não para os policiais e bombeiros militares, também?

    O presidente da ASPRA, João de Deus e seu vice-presidente, sargento Sansão, já fizeram contato telefônico com os senadores Rodrigo Rollemberg (PSBDF) e Gim Argelo,(PTBDF) para que incluam uma emenda parlamentar ao Projeto de Lei 5896/09 votado ontem (26/03) na Câmara Federal, para que extenda o mesmo benefício dado às Forças Armadas aos policiais e bombeiros militares. Sugestão já acatada pelos dois senadores da bancada do DF.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    ESSA É A TAL DA ASPRA. DETALHE: O PROJETO FOI APROVADO ONTEM E SEM NENHUMA EMENDA, NEM A "ACATADA" PELOS DOIS SENADORES. BRINCANTES ESSES CARAS

    ResponderExcluir
  3. Eu me desassociei da CABE, e você? Vai continuar dando dinheiro fácil para tarados e larápios?

    ResponderExcluir
  4. TIRANDO OS OFICIAIS DA PM E BM, EXISTEM NAS CORPORAÇÕES MAIS OU MENOS UNS 20.000,00 (VINTE MIL) PRAÇAS, SE TODOS SE ASSOCIAREM NA TAL ASSOCIAÇÃO ÚNICA PAGANDO UM VALOR SIMBÓLICO DE 5,00(CINCO) REAIS POR MÊS, O VALOR ARRECADADO SERIA DE 100.000,00 (CEM MIL) REAIS, O QUE DARIA MUITO BEM PARA REPRESENTAR AS DUAS CORPORAÇÕES SEM SERMOS EXPLORADOS COMO ACONTECE NAS ATUAIS ASSOCIAÇÕES.

    É NOTÁVEL QUE AS ASSOCIAÇÕES ATUAIS SÓ TRABALHAM NO SEU PRÓPRIO INTERESSE, ALÉM DE NÃO TER FORÇA DEVIDO SEREM VÁRIAS, COM ISSO A TROPA SE TORNA INFRAGMENTADO/DESUNIDA/FRACA PARA ENFRENTAR QUALQUER GOVERNO E SUA CORJA, QUE NÃO TEM O DEVIDO RESPEITO PARA COM OS PROFISSIONAIS DA PM/BM.

    QUEM ESTÁ A FRENTE DESTA ASSOCIAÇÃO ÚNICA DEVE DAR INÍCIO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL NA INSTITUIÇÃO DA MESMA, AINDA QUE SE INICIE COM A METADE DOS ASSOCIADOS, E POSTERIORMENTE OUTROS PROFISSIONAIS SE INSCREVAM. PODERIA ATÉ MESMO EXISTIR UM MODELO DE FICHA DE INSCRIÇÃO NESTE BLOG.

    ( AMANHÃ QUINTA FEIRA VÉSPERA DE FERIADO ESTÁ MARCADA UMA REUNIÃO GERAL NO 4ºBPM/GUARÁ, TAL REUNIÃO PODERIA MUITO BEM SER MARCADA PARA A PRÓXIMA SEMANA, HAJA VISTA QUE SERÁ PONTO FACULTATIVO PARA O GDF, EXCETO PARA A PM/BM, OU SEJA, AS OUTRAS CATEGORIA TEM O DIREITO DE FICAREM COM SUAS FAMÍLIAS, JÁ O PM/BM NÃO, ALÉM DE MUITOS TERÉM QUE IR PARA O MORRO DA CAPELINHA NO FERIADO. É COMO SE O PM/BM NÃO TIVESSEM SENTIMENTOS E FAMÍLIA).

    É POR ESSAS E OUTRAS QUE SEREI O PRIMEIRO A ME ASSOCIAR!!!!!

    ResponderExcluir
  5. DEPOIS DE ALGUM TEMPO FORA DESSE ESPAÇO VIRTUAL VOLTO AQUI PARA PARABENIZAR, PRIMEIRAMENTE, A TODOS OS INTERLOCUTORES QUE CONTINUARAM NO NMU PELA POSTURA E COERÊNCIA NA DIVULGAÇÃO DESSE TEMA. SEI QUE FICARAM RELUTANTES E TAMBÉM EM UMA "SINUCA DE BICO" DIANTE DE TANTOS CLAMORES PARA A DISCUSSÃO DESSE ASSUNTO, POIS OS CRÍTICOS DE PLANTÃO NÃO PERDERIAM QUALQUER OPORTUNIDADE PARA TENTAR DESVIRTUAR A POSTURA E POSIÇÃO DOS SENHORES. MAS, DIANTE DISSO SÓ TEM DEMONSTRADO A TODOS NÓS QUE NÃO ESTÁVAMOS ERRADOS QUANDO OS ESCOLHEMOS PARA ESTAR A FRENTE DE NOSSAS REIVINDICAÇÕES. E NINGUÉM MELHOR DO QUE OS SENHORES MESMOS PARA COLOCAR ESSE TEMA TÃO INSTIGANTE EM DISCUSSÃO. QUANTO O TEMOR AOS CRÍTICOS DE PLANTÃO ISSO EU TENHO CERTEZA QUE OS SENHORES TIRARÃO DE LETRA E CABERÁ A NÓS DO LADO DE CÁ FOMENTAR UMA DISCUSSÃO SAUDÁVEL, COM IDEIAS ORIGINAIS A FIM DE EMPLACARMOS DE VEZ ESSA IDEIA. E PARA ISSO TEMOS QUE TER CALMA E COERÊNCIA NAS NOSSAS OPINIÕES, POIS UMA IDEIA DESSAS NÃO SE FORMATA DA NOITE PARA O DIA. E QUE FIQUEMOS TODOS ATENTOS QUANTO AOS BOMBARDEIOS QUE ESSES MENINOS DO NMU SOFRERÃO MAIS AINDA A PARTIR DE AGORA, POIS QUEM ESTÁ COM O OSSO NÃO QUER LARGAR JAMAIS. E JÁ COMEÇARAM LÁ NA RD A DIFAMAÇÃO AO POLIGLOTA E TODOS NÓS SABEMOS DE QUEM PARTIU. ENTÃO, QUE TENHAMOS O DISCERNIMENTO PARA FILTRAR O QUE É VERDADE E O QUE É MENTIRAS. REAFIRMO QUE ELES NÃO VÃO QUERER DEIXAR BARATO COM ESSA IDEIA DE ASSOCIAÇÃO ÚNICA. INCLUSIVE JÁ LI AQUI MESMO NESSE POST ALGUNS COMENTÁRIOS SOBRE TORNAR A ASPRA OU CABE ESSA ÚNICA ASSOCIAÇÃO E, POSSO ESTAR ENGANADO, MAS UM FORMA CLARA QUE JÁ ESTÃO TENTANDO MINAR ESSA IDEIA. OU SEJA, UMA NOVA E VERDADEIRA ASSOCIAÇÃO ÚNICA, POIS CONCORDO COM UM COMENTÁRIO ACIMA QUE DIZ QUE VELHOS VÍCIOS TENDEM A SE REPETIR. ENTÃO, CITANDO PARTE DE UM VERSÍCULO BÍBLICO QUE DIZ QUE QUANDO UMA ÁRVORE NÃO ESTÁ DANDO FRUTOS, CORTE-A E QUEIME-A. POR ORA É ISSO. EM MOMENTO OPORTUNO TECEREI COMENTÁRIOS SOBRE O QUE ENTENDO SOBRE UMA ASSOCIAÇÃO ÚNICA. E NÃO DEIXEM DE VOTAR NA ENQUETE. EU JÁ VOTEI.

    PRAÇA ATENTA
    P.S. GRITANDO COM AS LETRAS PARA QUE TODOS ME OUÇAM.

    ResponderExcluir
  6. VEJAM SENHORES COMO UM MESMO TEMA PODE TER CONOTAÇÕES DIFERENTES. ENQUANTO O TEN POLIGLOTA DEU UMA RESPOSTA A ALTURA A ESSE JORNALISTA, EM UMA REDE NÃO MUITO DISTANTE, ALÉM DE DAR DESTAQUE À MATÉRIA, A RESPOSTA DADA FOGE TOTALMENTE DA RELEVÂNCIA QUE DEVERIA TER DIANTE DE TANTAS INFORMAÇÕES INFUNDADAS E PROPOSITAIS. O QUE DEVEMOS COM ISSO É TENTAR ENXERGAR OU LER NAS ENTRELINHAS QUEM REALMENTE ESTÁ DISPOSTO A LUTAR POR NÓS E QUEM SÓ ESTÁ FAZENDO DE CONTA, POIS NESSES ÚLTIMOS TEMPOS, EMBORA ESSA FAMIGERADA REPOSIÇÃO SALARIAL TENHA TOMADO A ATENÇÃO DE MUITOS, O TEMA "ASSOCIAÇÃO ÚNICA" REAPARECE COM A MESMA FORÇA E, COM EXCEÇÃO FEITA AO BLOG DO TEN POLIGLOTA, DO ELIOMAR, DO HALK E DO CONSCIÊNCIA POLÍTICA, OS OUTROS QUE SE DIZEM NOS DEFENDER NEM SE QUER LIBERAM COMENTÁRIOS SOBRE O TEMA, QUIÇA DEBATÊ-LO. E O PIOR DISSO TUDO SÃO AQUELES QUE TANTO CRITICAVAM O MOVIMENTO POR FALTA DE ESTRUTURA E PODER, TENDO NESSE MOMENTO A OPORTUNIDADE DE NOS MOSTRAR E DEFENDER SUAS IDEIAS AGORA SE CALAM. SERÁ QUE NÃO CHEGOU A HORA DE SE DEIXAR AS VAIDADES DE LADO E COMEÇARMOS A LUTAR POR UM BEM COMUM? NÃO É MOMENTO PARA SE DEBATER QUEM TEVE A IDEIA E SIM, COMO COLOCÁ-LA EM PRÁTICA. POIS SE ELA VIER A PROSPERAR SERÁ A VITÓRIA DE TODOS E NÃO APENAS DE UM GRUPO. OU SERÁ QUE AQUELE DISCURSO DE QUE UMA ASSOCIAÇÃO ÚNICA SERIA A SOLUÇÃO PARA TODOS OS NOSSOS MALES TENHA SIDO APENAS MAIS UM ENGODO PARA ENGANAR AS JÁ SOFRIDAS CATEGORIAS? DEMONSTREM QUE NÃO E SE UNAM EM PROL DE UM PROJETO SÓLIDO E DURADOURO. EU JÁ ABRACEI ESSA CAUSA, E VOCÊ?

    PRAÇA ATENTA

    ResponderExcluir
  7. RESPOSTA DA ASPRA Á CRIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO ÚNICA

    Somos os primos pobres!
    Olha o que diz a retranca de uma matéria publicada pelo Correio Braziliense de hoje (28/03) no caderno de cidades página 24, com o título: "Teto da polícia será de R$ 22 mil".

    NO CONTRA CHEQUE É O TÍTULO DO SUTIÃ.

    "O reajuste de 15,8% será dividido em três longos anos, retroativo a 1º de março. Ou seja, em 2015 as renumerações dos policiais civis e militares e dos bombeiros ficarão da seguinte forma:

    Polícia civil

    Agente (piso)
    de R$ 7,2 mil para R$ 8.337

    Delegado especial (teto) de R$ 19.699 para 22.811

    Polícia Militar e Corpo de Bombeiros

    Soldado (piso)
    de 4.3 mil para R$ 4.979

    Coronel (teto)
    de R$ 15,5 para 17.949.

    Fonte: Correio Braziliense.

    Quando a ASPRA faz duras críticas aos desgoverno dos petralhas e incentiva a Operação Tartarugão, tem uns paraquedistas sem nenhuma expressão e tradição de luta pelos policiais e bombeiros militares que ficam a fazer futricas em blogs, que além de não respeitarem a desigualdade salarial entre os PMs BMs e um policial civil, conforme mostra a matéria, não tem nada o que fazer em suas aposentadorias e ficam plantando ventania em qualquer lugar.

    Coçam o saco o dia todo e acham que é fácil enfrentar um governo sem o mínimo compromisso para com os PMs e BMs, como já está mais do que comprovado.

    Você prestou bem atenção da desiguldade salarial entre o piso de um PM ou BM e o salário de um policial civil em 2015, conforme o que publica o CB de hoje? (28/03) A defasagem chegará aos incríveis 167,44%, para uma função cuja a única diferença está na nomeclatura de Polícia Judiciária para Polícia Ostensiva. No fundo, no fundo são farinha do mesmo saco.

    E aí ainda tem paraquedista que acha que os policiais e bombeiros militares tem que ir para a porta do Palácio do Buriti bater palmas para Agnulo por que está governador do DF por mais alguns dias? Fala sério, cara pálida.

    Se realamente o partido dos petralhas tivesse interesse em proporcionar uma vida digna aos policiais e bombeiros militares trataria de dar isonomia salarial entre as três categoria e não nos tratar com indiferença.

    E aqui a gente elogia a capacidade dos policiais civis em terem o mérito de lutar por suas demandas unidos.

    No nosso caso, há um sujeito, que matou a mãe sete vezes e endividado pelo baixa renumeração que o Estado lhe paga como PM recorria à ASPRA para pegar dinheiro para enterrar a mãe.

    Descoberto o golpe lhe foi solicitado para pedir seu desligamento amigavelmente da ASPRA e hoje prega em blogs e redes sociais a criação de uma Associação Única. Será para continuar matando a própria mãe?

    Portanto, policiais e bombeiros militares dêem apoio à ASPRA na Operação Tartarugão e na luta que continua, até que este ou qualquer outro ocupante da cadeira de governador do Distrito Federal, reconheça que não podemos ter o pior salário do quadro do conjunto dos trabalhadores da Secretária de Segurança Pública.

    Ao colocar em prática a Operação Tartarugão, você não está comentendo crime. Apenas respeita a lei e pressiona o GDF para que a gente ao ler uma notícia como essa, só aumente nossa indignação e desmotivação para combater o crime nas ruas.

    João de Deus
    Presidente da ASPRA
    Sargento Sansão
    Vice- presidente da ASPRA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SABEM QUEM ESCREVE OS ARTIGOS DA ASPRA? UM EX-MILITANTE DO PT, CRÍTICO FERRENHO DA PMDF E QUE FOI BANIDO E EXECRADO DAS FILEIRAS DO PARTIDO.QUE UTILIZA O ESPAÇO DOS VELHINHOS PARA SOLTAR SUAS AGRURAS CONTRA AGNULO E PT E QUE USA DA MENSALIDADE PAGA PELO SÓCIO DA ASPRA PARA MATAR SUA FOME.TÍPICO NÉ? O DESESPERO BATE À PORTA

      Lilian Tahan
      Ana Maria Campos
      Publicação: 11/02/2010 08:00 Atualização: 11/02/2010 09:27 correioweb comentários

      Autor: josenildo Br
      Laerico Alencar, pra quem nao sabe: Radialista, militante do PT(sindicato dos bancarios)

      Autor: Jl Madeira
      Laécio Alencar, leia bem a matéria, incontestável! Além de mais da metade da PCDF, os delegados citados na matéria, são grandes aliados e protetores de RORIZ! Sim, um homem "honesto"! Como é que você ainda vem jogar pedra na PMDF, quando defende outra instituição, que protege um crápula como Roriz?

      Autor: Carlos Roberto
      Caro Laércio Alencar, de que planeta vc veio? Primeiro, temos a Policia Militar mais qualificada e bem paga do país. Segundo, como desqualificar alguém já é desqualificado! Um pessoa que tem em seus grandes de trabalho e amizade Luiz Estevão de Oliveira e Joaquim Domingos Roriz não tem credibilidade

      Autor: Laécio Laécio Alencar
      O Correio Braziliense prestaria um bom serviço se pautasse seus repórteres para apurar algo de muito gravba que s está acontecendo na cidade; há sempre carros com chapa fria, e seus ocupantes se idenficando como policiais civis, quando na realidade são PM dos serviço secreto, dão baculejo - segue


      Excluir
  8. RETIRADO DA COMUNIDADE PMDF NO ORKUT

    RESPOSTA DO MYLLES DO SINDPM À CRIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO ÚNICA

    Myles . - 32 minutos atrás
    Seria esse o momento da criação de uma ASSOCIAÇÃO?

    Sempre foi o momento da associação única.

    A questão é que o oportunismo sempre falou mais alto e postergou esse momento.

    Enquanto outros grupos conduziram a categoria para uma caminhada via atalhos, crendo que assim chegariam mais rápido ao lugar desejado, coube a nós do SindPM/DF, então Comissão de Praças, alegar que estes atalhos eram perigosos e incertos.

    E interessante ver nossa bandeira sendo levantada por outros grupos, após tanta hipocrisia isso seja discutido.

    Hipocrisia no sentido de que, esse mesmo Tenente Poliglota e seu grupo, ignoraram esse debate, e apenas reafirmavam que tão somente precisavam de praças públicas lotadas para assim terem condições de representar a categoria.

    Fato é que, vindo desse grupo, o debate Associação Única, surge apenas visando dar continuidade a uma chama que desesperadamente urge em apagar. O que falar a categoria nesse momento? Qual rumo propor? Como alimentar a esperança?

    Resposta: Associação Única.

    Particularmente, o que me desanima é ver um debate tão precioso (associação única), conduzido por pessoas que nitidamente são oportunistas, que visam tão somente o fazer pelo fazer, e não o fazer para acontecer.

    Nós do SindPM/DF sempre procuramos a razão e a consciência do policial. Pautamos nossas ações e omissões diante a verdade, reconhecendo nossas limitações, que vão desde sermos pais de família que dependem deste emprego para sustentá-las, como em questões políticas quando alegávamos que não tínhamos condições hoje de conduzir a luta de categoria.

    Quem prometeu isso, MENTIU, enganou e iludiu.

    E a prova está escancarada a todos vocês, cada um foi para um lado, e procuram desculpas esfarrapadas para justificar a derrota, visando a comoção da categoria.

    Por fim, cabe a nós do SindPM/DF ceder, dividir esse fardo pesado e por vezes ingrato, que foi dizer que não terá como construirmos uma categoria forte e respeitada, sem existir a tal Associação Única.

    "Todos por Todos"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JÁ QUE POSTARAM NO BLOG, MINHAS CONSIDERAÇÕES
      Tem coisas que realmente ainda temos que aguentar por vivermos num dito “Estado Democrático de Direito”. Mas como faz parte, vamos lá.

      Não conheço pessoalmente esse policial de nome Myles; nunca tive um diálogo com o mesmo e jamais conheci suas ideologias, o qual creio que as deva ter e que teria o máximo prazer em conhecê-las. O que sei a seu respeito é que é um jovem policial, com pouco mais de 10 anos de polícia. Infelizmente, nos meus mais de 30 ANOS DE POLÍCIA não tive o prazer de conhecê-lo. Quem sabe num futuro próximo.

      Não quero e nem desejo fomentar nenhum tipo de discussão, até porque esse não é meu propósito e muito menos do grupo que referendado por grande maioria de policiais e bombeiros se dispuseram a ser interlocutores das classes; vejam bem o que eu disse, INTERLOCUTORES e não REPRESENTANTES. Representante nós os elegemos em 2010, Deputados Patrício e Aylton Gomes, respectivamente. Se estão em débitos com as categorias aí já é um problema pessoal deles o qual não me faculta tecer comentários.

      Agora o que me preocupa é um jovem ficar emitindo em redes sociais, diga-se de passagem, controlada por ele próprio, pareceres sobre pessoas que sequer conhece. Jamais tive relacionamento com esse policial para que a ele fosse concedido o direito de me julgar ou emitir opiniões a meu respeito. Em tempos outrora esses assuntos seriam resolvidos de outra forma, colocando-se em prática os dispositivos existentes na legislação e caso encerrado. No entanto, na democracia moderna, e entenda-se democracia e não baderna, a livre expressão do pensamento é respeitada, mas jamais tolerada. Não se pode confundir as coisas.

      É bom que fique bem claro que o debate sobre a criação de uma ASSOCIAÇÃO ÚNICA foi iniciada quando da criação de uma associação, hoje inativa, denominada SindPM e da qual esse policial é ou era o seu Presidente. Portanto, todos os méritos a ela que tinha uma visão próxima do que hoje os integrantes da corporação almejam implantar. O NMU não é idealizador da ideia e muito menos tem o interesse em assumir esse papel. Apenas disponibilizou o espaço do Blog do Tenente Poliglota para a discussão que tem sido bastante proveitosa. Creio até, que no patamar em que se chegou a discussão, que esse seria um bom momento para que o SindPM revisse seus conceitos e aglutinasse forças para que seguisse adiante os anseios das categorias, afinal eles se preocupam com a Razão e a Consciência do policial e essas, ao que parece, estão por demais afloradas.

      É bom lembrar que em muitas ocasiões da realização das Reuniões Gerais em praça pública, foi disponibilizado aos representantes do SindPM a oportunidade de expressar suas ideias, colaborar, sugerir e no entanto, e por razões que não me cabe julgar, não mostraram interesse sempre dizendo que suas ideologias eram outras. Ora, então que não as expor, simples não? Talvez fossem, também, as das categorias; mas como saber se não expuser? Ou será que a coragem em se expor (pessoas e policiais) os limitava à covardia? Como bem cita o policial Myles “Pautamos nossas ações e omissões diante a verdade, reconhecendo nossas limitações, que vão desde sermos pais de família que dependem deste emprego para sustentá-las.”

      Nós do NMU também pensamos assim, mas não nos acovardamos em subir em um carro de som, colocarmos a cara a mostra e soltar a voz em nome de milhares de policiais e bombeiros que tem vivido açoitados e aprisionados num instrumento chamado RDE, alardeados por uma política sem compromisso e respeito aos valores individuais e coletivos.
      Talvez esse seja o nosso diferencial de muitos que ousam criticar, destruir, julgar, mas nunca construir!

      Respeitosamente,
      Tenente Poliglota...

      Excluir