quinta-feira, 18 de julho de 2013






Na verdade, nosso maior problema é mesmo nossa arcaica legislação ditatorial :
Legislação militar que nos deixa mais ignorantes e escravos, menos humanos dentro da lei !


Por mais que isso soe loucura. Mas explico.
Penso que nosso problema não seja nossas reivindicações salariais. Muito menos nossa falta de preparo. De equipamentos ou de viaturas suntuosas.
Acho que o nosso maior problema não seja nossa falta de estrutura de quartéis depauperados. E nem mesmo a nossa fardinha azul nova que não atende às nossas necessidades operacionais. Muito menos nossas aquisições desproporcionalmente ilegais na gestão do dinheiro do caixa da PMDF. Nem a nossa formação amadora.
Não!


Na verdade, nosso maior problema é mesmo nossa arcaica legislação ditatorial: aquela que nos cala, nos humilha, nos escraviza; que nos tira a dignidade, nos amordaça, nos tolhe direitos, qual seja a legislação militar. Legislação que nos desumaniza, que nos empobrece dentro da legalidade. Diria mais: Legislação militar que nos deixa mais ignorantes e escravos, menos humanos dentro da lei!
Em contrapartida, percebo que nossos problemas seriam seriamente debatidos, se na contramão, na mesma medida, fôssemos civis.


Civis no termos mais puro que a palavra nos remete, ou seja, pertencentes à Civita... à cidade, à vida em sociedade: CIDADÃOS pertencentes de todos os direitos que a constituição garante à população.
Não há mais espaço para sermos tratados como bandidos e sermos presos pro transgredirmos a disciplina. Isso sim é o absurdo dos absurdos.
Não há mais espaço pra respondermos ao CPM e ao CPPM e demais leis militares. Não vivemos mais num estado de exceção e somos uma categoria trabalhadora. Isto é descabido, desproporcional, inconstitucional e principalmente desumano!

Quem trabalha no mundo atual contra estes valores, como alguns gestores militares insistem e propagam esta mentira da não desmilitarização, que repetidas muitas vezes, acaba por se tornar um verdade mentirosa, estes, trabalham contra nós, contra o povo, contra a liberdade e a igualdade em sua plenitude.
Tais "coronéis da lei" trabalham por causas escusas, por motivos menores e, falsificadores da realidade, no momento em que propagandeiam um mentira em desfavor de uma condição garantidora do alcance de nossa total plenitude democrática que nos transforma em cidadãos, homens pensantes e livres, nos amordaçam e nos julgam sem precedentes no mundo democrático atual.


Vejam bem companheiros.
Talvez esse fardo do qual nos alimentamos desde sempre quando entramos na PMDF, talvez isso sim seja a nossa bola de ferro. Que ancorada no discurso da não-desmilitarização nos faz calar diante de nossas reais necessidades. Que nos impede de reivindicarmos direitos. Que não nos permite caminharmos...
Teria muito mais a dizer aqui, porém me limito a chamar-vos à consciência. Ao estudo, à intelectualidade. Em fim, à luta!


E a luta é sim por igualdade e liberdade, e esses fundamentos se contrapões totalmente à essa legislação militarizada aplicada às polícias estaduais. Que ela fique restrita às Forças Armadas que necessitam de sua aplicação em tempo de guerra e por sua excepcionalidade....


Mas nós policias seremos ouvidos e tratados com respeito, somente a partir do momento em que formos organizados. Politizados e sindicalizados. Vejam os exemplos das policiais civis do nosso país e no mundo civilizado e democrático afora...
É simples pegarmos os bons exemplos!


A partir desse momento poderemos escolher em lutar pelos nossos ideais democráticos e neste caso sermos defensores da sociedade brasiliense, ou continuarmos a ser seus inimigos, vilipendiando e sendo vilipendiados pela força esmagadora da legislação e vontades do Estado.
Pensem nisso.

Texto de um participante Anônimo dos Blogs



COMENTO :

Como é prazeroso ler um bom texto, principalmente quando retrata nossa realidade policial.
Muito bom.


Tão importante quanto caminhar, é conhecer o caminho.



ELIOMAR RODRIGUES
NMU

19 comentários:

  1. Só países subdesenvolvidos precisam de uma policía militar.

    ResponderExcluir
  2. os manifestantes continuam cobrando do governo em vários pontos do país.

    ResponderExcluir
  3. a população está começando a perceber que devem ficar do lado da polícia e não de baderneiros que se aproveitam do momento para saquear e aterrorizar.

    ResponderExcluir
  4. É a Polícia que sempre, sempre segura a onda pra não virar um super caos ou uma guerra civil.
    Tá na hora do Governo reconhecer nosso importancia, e valorizar verdadeiramente todos os Policiais e Bombeiros do Brasil.

    Com a vinda do Papa Francisco, Copa do mundo,Eleições 2014, Olimpíadas... o Brasil está muito exposto, e o povo virou uma bomba relógio.

    Será se o estão preparados para enfrentar este desafio verdadeiramente ?

    1 milhão e 500 mil pessoas só na visita do Papa.


    ResponderExcluir
  5. Já imaginaram se o Brasil perde a Copa?

    ResponderExcluir
  6. O BRASIL A UM PASSO DO COLÁPSO.

    Se não enfrentarem de frente os problemas de Segurança Pública,diga-se
    * VALORIZAÇÃO DO POLICIAL e BOMBEIRO,
    * PEC 102 DESMILITARIZAÇÃO,
    * PEC 300 PISO SALARIAL,
    * REESTRUTURAÇÃO,
    * AUMENTO SALARIAL.

    NÃO TENHO DÚVIDA DE QUE COPA 2014, ELEIÇÕES 2014, OLIMPÍADAS PODEM FICAR COMPROMETIDAS.

    FIFA JÁ DISSE QUE PODE TER SIDO UM ERRO A COPA NO BRASIL.
    Será se as Olimpíadas também seriam um erro ?
    Será se a visita do Papa Francisco seria um erro ?
    Será se as Eleições 2014 seriam um erro ?

    NÃO CONSIDERO ERROS ESTES MEGA EVENTOS NO BRASIL,
    ERRO É A INÉRCIA E INCOMPETÊNCIA DOS GOVERNANTES.

    QUEM TEM MANTIDO A ORDEM DENTRO DE UM MÍNIMO ACEITÁVEL SÃO AS POLÍCIAS DO BRASIL, POLICIAIS QUE ESTÃO INSATISFEITOS COMO VÊM SENDO TRATADOS PELOS GOVERNOS ESTADUAIS E FEDERAL.

    OS MANIFESTANTES SABEM O QUE QUEREM E SABEM COBRAR,
    OS POLICIAIS E BOMBEIROS SABEM O QUE QUEREM E SABEM COBRAR

    TÁ NA HORA DE NOS TRATAREM COMO MERECEREMOS :

    COM O DEVIDO RESPEITO.

    ResponderExcluir
  7. ¨NÃO DEU CERTO ENFRENTAR MANIFESTANTES RADICAIS E BADERNEIROS SEGUINDO A CARTILHA DA OAB e DIREITOS HUMANOS, ANISTIA INTERNACIONAL¨.

    ¨É PRECISO REPENSAR A FORMA DE AGIR...¨.
    Secretário de Segurança, José Mariano Beltrame


    ¨JOGAM MIJO EM NÓS, COSPEM, NÓS SOMOS CIDADÃOS E MERECEMOS RESPEITO, DEBAIXO DESSE UNIFORME TEM UM HOMEM¨.

    DEFENDEMOS A SOCIEDADE E NÃO TEMOS O APOIO DE NINGUÉM,
    NÃO TEMOS O APOIO DA IMPRENSA QUE SÓ CRITICA E NOS DEFENDEMOS VOCÊS...¨

    ¨A POLÍCIA BOA OU RUIM É A POLÍCIA QUE VOCÊS TEM¨.
    Comandante-geral da PMRJ,
    Coronel Erir Ribeiro



    RIO - A Polícia Militar informou nesta quinta-feira, após reunião de emergência convocada pelo governador do Rio, Sérgio Cabral, que vai repensar as estratégias de atuação em manifestações depois do tumulto provocado por vândalos no protesto desta quarta-feira na Zona Sul. Na avaliação da Cúpula de Segurança do estado, o pacto com organizações não-governamentais como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Anistia Internacional e entidades de direitos humanos não deu certo. Segundo o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, o planejamento da polícia para atuação em protestos terá de ser refeito.

    — Vamos analisar criteriosamente o que aconteceu ontem (quarta-feira), refazer o planejamento para uma próxima manifestação, analisar as medidas que não foram aplicadas e executá-las num novo protesto. Temos que pensar no que vai acontecer daqui pra frente — disse o secretário.





    ResponderExcluir
  8. Conversando e debatendo com alguns amigos, no dia de ontem, sobre as eleições e possíveis candidatos oriundos do CBMDF e da PMDF, chegamos a seguinte conclusão:

    _ Os membros de ambas corporações estão ávidos por propostas e projetos que mudem, de forma definitiva, o atual cenário desfavorável a que foram submetidos por intermédio do governo que por hora, ocupa o Palácio do Buriti e pelos deputados que, ainda relutam em afirmar que são representantes de nossas categorias. Assim sendo e não podendo haver outra forma, todos os projetos, propostas, idéias, discursos e formas de conquista do voto do eleitor bombeiro e policial militar serão bastante parecidos.

    Se todos os pretensos candidatos terão uma base eleitoral a ser conquistada e apresentarão projetos que também serão muito parecidos, como diferenciar um candidato do outro?

    Teremos que identificar o caráter de cada um, a sua índole como pessoa e como profissional, a sua história como líder, o que já fez de prático em prol das corporações, a sua capacidade de enfrentar os desafios e adversidades, a sua coragem e determinação em realizar e ou provocar mudanças, se em algum momento de sua carreira já foi considerado traidor em nosso meio, se usa métodos limpos e honestos para com seus companheiros e até mesmo para chegar ao poder...

    E por último saber da condição sócio econômica de cada um, para que o possível representante eleito, não ache que o seu cargo será tão somente mais um meio de enriquecimento ilícito pessoal e familiar.

    Cabe ressaltar que o mandato de deputado jamais será do parlamentar eleito e sim dos vários homens e mulheres oriundos de nossos quadros e que a ele confiou seus votos.

    Para que possamos refletir sobre o nosso futuro e o de nosso CBMDF e da nossa PMDF, um forte abraço e um abençoado dia a todos.

    Sgt BM Rivailton
    NMU

    ResponderExcluir
  9. PMS SE FOSSE EMPRESAS PRIVADA JÁ TINHA FALIDA
    NESTA INSTITUIÇÃO ALGUNS FINGEM QUE MANDA OUTROS FINGEM QUE OBEDECER.
    LEGISLAÇÃO ARCAICA COM COMANDANTES DESPREPARADOS
    QUE AINDA VIVE DE CARTÃO PROGRAMA E PONTO DE DEMOSTRAÇÃO.
    - UNS TRABALHA UMA SEMANA SIM OUTRA NÃO
    - QUEM JOGA BOLA NÃO TRABALHA
    - UNS TEM TRÊS SECRETÁRIAS
    - UNS TEM TRÊS MOTORISTA
    - UNS BABA OVO PARA NÃO TRABALHAR
    - OUTROS TRABALHAR PARA FAZER NOMES DE ALGUNS
    - PFEM BONITA SECRETÁRIA PFEM FEIA PO NO LOMBO
    - UNS VIVE LIMPANDO CHÃO DE QUARTEL PARA SE DA BEM
    - OUTRAS LAVA VIATURA PARA FOLGAR
    - UNS CORTA GRAMA DENTRO DE QUARTEL PARA NÃO TRABALHAR
    - UNS FINGEM QUE ESTA DOENTE
    - UNS FINGEM QUE FAZ TRABALHO SOCIAL PARA NÃO TRABALHAR
    - UNS BABA ZOVÃO DE COMANDANTE PARA NÃO TRABALHAR
    - UNS VIVE NO EXPEDIENTE FAZENDO FOFOCA
    - UNS TRABALHA PARA O PT PARA MAMAR
    - UNS DÃO A MULHER PARA O DEPUTADO COMER
    - UNS TRABALHA EM PCS SÓ PARA LÊ JORNAL E FICAM NA NET VENDO MULHER PELADAS.
    - UNS UNS VIVEM DE BICO E FAZ DA PM UM BICO
    - UNS VIVE CHUPANDO GELO PENSANDO QUE O HEROI
    - UNS QUE CARREGAR A PMDF NAS COSTA
    - UNS TRABALHA ESCRAVIZADO COM SVG
    - UNS USA A PM DE TRAMPOLIM
    - OUTROS VIVEM FUNDANDO ASSOCIAÇÕES PARA TOMAR O DINHEIRO DO GUARDA
    - UNS FINGEM QUE É POLITICO PARA NÃO TRABALHAR
    - TEM UNS QUE MULTA PRAÇAS COMPANHEIROS E OFICIAIS ELE DA O LU
    - TEM UNS QUE SOME DA ESCALA SEM EXPLICAÇÃO
    - TEM UNS QUE FICA FAZENDO OBRA PARA CORONEL PARA GANHAR DISPENSA.
    - TEM UNS QUE VIVE DIVIDIDO A TROPA PARA TENTAR SE ELEGER A POLITICO
    ETC ETC ETC
    FONTE BLOG DO XERECA

    ResponderExcluir
  10. precisamos urgente de uma assocoação única. Cadê NMU? e a associação única? quando é que vai salvar a gente das garras das associações sanguessugas

    ResponderExcluir
  11. O comandante da Polícia Militar do Rio, Erir da Costa Filho, criticou a imprensa, pediu o apoio da mídia e defendeu a corporação que comanda. "PM, boa ou ruim, é a que vocês precisam. É a que está na rua 24 horas. Não tem outra", disse, visivelmente emocionado durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (18).

    Após os protestos da noite de ontem, que deixaram um rastro de depredação no Leblon e em Ipanema, o governador Sérgio Cabral (PMDB) convocou uma reunião de emergência com a cúpula da Secretaria da Segurança Pública, chefes das polícias Civil e Militar e secretários de Estado.

    Costa Filho reclamou da imprensa por fazer críticas à atuação da Polícia Militar durante os protestos das últimas semanas. Ele afirmou que a corporação precisa de "apoio".

    PM do Rio não tem aula de controle de distúrbios há 5 anos
    Cabral diz que atos de vandalismo no Rio são 'afronta' ao Estado Democrático
    Comandante da PM do Rio diz que polícia deve reavaliar modo de agir durante protestos
    Ataques e depredações revoltam moradores do Leblon, no Rio
    Madrugada de caos assusta moradores da zona sul do Rio
    Após protesto, Cabral convoca reunião de emergência no Rio

    "Estamos lá para dar segurança a todos vocês. Inclusive para a imprensa. E nós não temos tido apoio dos senhores também. Temos policiais feridos. Mas esses direitos humanos não é para a polícia. Somos policiais militares, eleitores e cidadãos. Se a PM não estiver ali, é anarquia. Todos têm que ter responsabilidade. Não brinquem com o que está acontecendo. Ninguém sabe o que está por trás. A responsabilidade da mídia é muito grande", afirmou.

    O comandante da PM relatou o que, segundo ele, tem ocorrido com policiais que permanecem na linha de frente dos confrontos.
    "Eles ficam de frente para a polícia esperando a reação. O que fizeram com os policiais militares? É mijo o que eles jogam em cima da gente. Cospem na nossa cara. Somos também cidadãos. Nós somos cidadãos."

    O oficial, por fim, pediu ajuda da imprensa para identificar os responsáveis pelas depredações que têm ocorrido após as manifestações.

    "O jornalista é uma polícia. Ele faz um trabalho policial, de investigação. Não é? Às vezes sabem primeiro que a polícia, e tem que nos ajudar também."

    Durante os protesto da quarta-feira no Rio, um policial militar tentou negociar com um grupo de manifestantes que bloqueava as ruas no Leblon, na zona sul do Rio, quando foi expulso aos gritos de "defenda o cidadão, defenda o brasileiro".

    Esse comandante sim, defende seus liderados.

    ResponderExcluir
  12. Somos policiais militares, eleitores e cidadãos.
    Mas esses direitos humanos não é para a polícia.

    ResponderExcluir
  13. ¨Se a PM não estiver ali, é anarquia¨.

    ResponderExcluir
  14. Boa ou ruim esta é a polícia que vocês tem

    ResponderExcluir
  15. O debate sobre a desmilitarização das polícias militares no país não é novo. Herança da época da ditadura no país (1964-1985), a Polícia Militar surgiu como solução a partir da extinção da Força Pública e da Guarda Civil.

    ResponderExcluir
  16. Após o golpe de 1964, o novo governo abandonou a ideia da criação de uma polícia civil e única e implantou o modelo militar.

    Hoje, quase todo o policiamento urbano no Brasil, é feito por polícias militares ligadas aos governos de cada estado, e o país segue sendo o único no mundo a ter uma polícia militar que atua fora dos quartéis.

    ResponderExcluir
  17. As Polícias do Brasil estão sendo destruidas pelo militarismo.

    ResponderExcluir
  18. á imagem de todas graduações dos praças numa balança terem o mesmo peso de uma patente de coronel é a pura verdade e uma realidade vergonhosa.

    ResponderExcluir
  19. Ocoronel comandante do RJ, falou a verdade, más tinha muito mais para dizer, faltou coragem deveria ter sido mais direto.

    ¨Vocês não sabem o que tem por trás das manifestações¨?
    Então porque não disse Coronel? Só sabe ser machão com os Praças

    ResponderExcluir